Associação de Professores
da PUC Goiás
apuc 40 anos 3

20.04.2022 POST Solidariedade a APROPUC SP e a AFAPUC SPA Associação dos Professores da PUC Goiás (Apuc), Associação dos Professores da PUC-Campinas (Apropucc), Associação dos Docentes da PUC Minas (Adpuc Minas), Associação dos Docentes da Universidade Católica Dom Bosco (Aduc) manifestam solidariedade à Apropuc-SP e à Afapuc-SP pelo corte de repasses de mensalidades efetuado pela Fundação São Paulo (Fundasp), mantenedora da PUC-SP. Repudiamos a ação autoritária e unilateral da Fundasp que viola os direitos de livre organização dos trabalhadores e das trabalhadoras promovendo o enfraquecimento das entidades pela asfixia econômica, além de romper com a longa tradiçãoda PUC-SP na defesa da Democracia.

A democracia pressupõe a possibilidade de participação efetiva do conjunto dos membros da sociedade em todos os processos decisórios que dizem respeito à sua vida cotidiana. Dessa forma, ao enfraquecer as entidades representativas dos/as Docentes e Funcionários/as da PUC-SP, a Fundasp tenta invizibilizar categorias que foram importantes não somente para a história da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, mas também para a construção do País. Vozes que fizeram a diferença nos mais diversos espaços – Presidência da República, Congresso Nacional, Ministérios, Tribunais e outros.

Como uma Pontifícia que teve entre seu quadro docente o revolucionário Paulo Freire, Doutor Honoris Causa em várias Universidades no mundo, adota uma postura do cerceamento do agir no mundo? Modus operandi da Fundasp que também sepulta a própria história de vanguarda da PUC-SP como instituição que lutou pela Democracia no País.

Sem diálogo não há consenso; sem consenso não há Democracia... Mesmo nos momentos mais difíceis do período ditatorial, a defesa da Democracia sempre foi bandeira de luta pela PUC-SP e pela Igreja Católica. Clamamos neste momento para que haja lucidez por parte da Fundasp e o diálogo se reestabeleça. Só assim, como membros integrantes de Universidades Católicas, poderemos cumprir nossa missão de construir um mundo melhor e menos desigual para todos e todas.


BUSCA