Associação de Professores
da PUC Goiás
apuc 40 anos 3

06.04.2022 Post Assembleia aprova pauta de reivindicacoesOs/as Professores/as da PUC Goiás, aprovaram, por unanimidade, em Assembleia Geral Extraordinária da categoria realizada em 24/03 pela manhã, a pauta de reivindicações para o processo negocial de 2022, tendo em vista a instalação de mesa de negociação com a Sociedade Goiana de Cultura (SGC)/Administração Superior da PUC Goiás. A categoria, que encontra-se há mais de mil dias sem aumento deixou claro a sua insatisfação com a Universidade, e reinvindica reajuste salarial de 20,64% para reposição das perdas inflacionárias referente ao INPC registrado no período de 1º/05/2019 a 30/03/2022; sendo 2,70% referente a 1º/05/2019 - 30/04/2020, mais 7,18% referente 1º/05/2020- 30/04/2021 acrescido de 9,44% referente 1º/05/2021-30/03/2022.

Além do reajuste salarial, os;as Docentes deliberaram pela Renovação do Acordo Coletivo de Trabalho com as adequações necessárias. Dada a falta do saudável e fundamental diálogo da Administração Superior com a categoria e suas entidades representativas, o Acordo Coletivo de Trabalho dos/as Professores/as não tem sido renovado desde 2013.

Para além desta urgente questão e sua retomada, a categoria pontuou para a formatação da estrutura de mando na PUC Goiás, que não se exerce como serviço à comunidade acadêmica, mas como esforço autorreferente de reforço da própria estrutura de mando.

Os Conselhos Universitários Superiores (Conselho Universitário - COU e Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão- CEPE), por exemplo, têm atuado, por vezes, apenas para referendar as decisões do seu presidente, favorecendo a institucionalização da estratégia político-administrativa de manter as decisões unilaterais e centralizadas, formalmente ad-referendum desses conselhos e que afeta diretamente a democracia interna na instituição.

PDV
Outro ponto aprovado da pauta de reivindicações foi o retorno do Plano de Demissão Voluntária (PDV) ainda neste primeiro semestre de 2022, nas condições do último Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) firmado em 2011.

Unificação da Carreira Docente

A categoria também deliberou pela Unificação da Carreira Docente que, ao longo das últimas décadas, tem sido fragmentada em diferentes tipos de contratos pela Administração Superior da PUC Goiás, sendo a dos/as Professores/as Horistas uma das mais afetadas pela precarização do trabalho docente na Universidade.

Carga-horária
 Em relação à carga-horária, a categoria reivindica que haja publicização da lista de prioridades na sua distribuição; bem como a publicização das atividades acadêmicas previstas para o semestre seguinte, antes da distribuição da carga-horária.

O Sinpro Goiás e a Apuc já encaminharam à Sociedade Goiana de Cultura/Administração Superior da PUC Goiás ofício com as deliberações da Assembleia Geral Extraordinária e reafirmam ainda a inteira disposição para o diálogo.

Acesse aqui o comparativo realizado pela Apuc para reajuste salarial (índice reivindicado/reajuste das mensalidades)


BUSCA