Diante do surto incomum de Gripe H3N2 neste início de ano, época na qual estamos em pleno verão, com possibilidade de letalidade e internações, além de coinfecção com COVID-19 e Dengue, conforme já registrado em Goiás, a Apuc reivindicou à Administração Superior da PUC Goiás que seja realizada ampla campanha de vacinação gratuita contra Influenza junto à comunidade universitária - Docentes, Funcionários/as e Estudantes - o mais breve possível, com o objetivo de mitigar a transmissibilidade da doença no retorno das aulas presenciais em 2022.
O aumento de casos de infecções pelo vírus Influenza tem sido impulsionado pela introdução de uma nova cepa do subtipo A (H3N2), identificada como Darwin, pelo Laboratório de Vírus Respiratórios e do Sarampo do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz).
A cepa Darwin (recém-descoberta na Austrália) faz parte da Influenza do tipo A (H3N2). Recentemente, tem contribuído para um aumento de casos de gripe em um período atípico no Brasil – que, assim como os países do hemisfério sul, possui uma circulação maior do vírus Influenza no inverno (entre julho e setembro).
A Apuc solicitou ainda reforço em campanhas educativas junto à comunidade puqueana para uso correto de máscaras faciais, lavagem frequente das mãos com sabão, uso de álcool 70%, distanciamento social e etiqueta respiratória.
A entidade reafirmou seu compromisso com a vida e colocou-se à disposição da Administração Superior da PUC Goiás para iniciativas nas quais ela seja sempre colocada em primeiro lugar.