Associação de Professores
da PUC Goiás
apuc 40 anos 3

18.01.2022 POST Apuc reivindica ampla campanha de vacinacao contra influenza para comunidade universitariaDiante do surto incomum de Gripe H3N2 neste início de ano, época na qual estamos em pleno verão, com possibilidade de letalidade e internações, além de coinfecção com COVID-19 e Dengue, conforme já registrado em Goiás, a Apuc reivindicou à Administração Superior da PUC Goiás que seja realizada ampla campanha de vacinação gratuita contra Influenza junto à comunidade universitária - Docentes, Funcionários/as e Estudantes - o mais breve possível, com o objetivo de mitigar a transmissibilidade da doença no retorno das aulas presenciais em 2022.

O aumento de casos de infecções pelo vírus Influenza tem sido impulsionado pela introdução de uma nova cepa do subtipo A (H3N2), identificada como Darwin, pelo Laboratório de Vírus Respiratórios e do Sarampo do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz).

A cepa Darwin (recém-descoberta na Austrália) faz parte da Influenza do tipo A (H3N2). Recentemente, tem contribuído para um aumento de casos de gripe em um período atípico no Brasil – que, assim como os países do hemisfério sul, possui uma circulação maior do vírus Influenza no inverno (entre julho e setembro).

A Apuc solicitou ainda reforço em campanhas educativas junto à comunidade puqueana para uso correto de máscaras faciais, lavagem frequente das mãos com sabão, uso de álcool 70%, distanciamento social e etiqueta respiratória.

A entidade reafirmou seu compromisso com a vida e colocou-se à disposição da Administração Superior da PUC Goiás para iniciativas nas quais ela seja sempre colocada em primeiro lugar.


BUSCA