Associação de Professores
da PUC Goiás
apuc 40 anos 3

23.12.2021 POST Carta da Apuc aos Professores da PUC GoiasPrezado/a Professor/a,

Chegamos a mais um final de semestre, mas não um semestre comum... O que falar do ano de 2021, agora que chegou ao fim? O que aprendemos diante de todas as dificuldades e desafios que tivemos que superar e quais os aprendizados que traremos para 2022?

A pandemia da COVID-19, maior crise sanitária e humanitária da história mundial, teve seus reflexos na PUC Goiás, intensificando o processo de redução de novas matrículas e a perda de estudantes já matriculados, dificultando ainda mais a organização da programação acadêmica e a manutenção de turmas. Aliado a isto os altos preços das mensalidades tem influenciado nos níveis de evasão dos alunos/as.

Como essa situação vem impactando diretamente a vida dos/as Docentes, uma vez que dependem dos salários para sobrevivência e sustento de suas famílias, principalmente aqueles/as que possuem a Universidade como única fonte de renda e se viram obrigados a reduzir a carga-horária ou mesmo pedir uma licença por interesse particular, a Apuc, juntamente com o Sinpro Goiás, reivindicou junto à Administração Superior da PUC Goiás o cumprimento da Resolução 001/2020 - COU que regulamenta a distribuição de carga-horária docente e transparência na relação das coordenações com os/as Professores/as realizando publicidade prévia da Programação Acadêmica do semestre subsequente (que seja feita por todos os cursos) e ampla divulgação da lista de Docentes conforme a hierarquia dos critérios de prioridade elencados pela resolução para a distribuição de carga-horária.

Como entidade representativa da categoria docente, reiteramos que alguns itens da Resolução 001/2020 são subjetivos com a compreensão de que este é o documento que está em vigor atualmente na Universidade norteando todo o processo de distribuição da carga-horária e deve ser cumprido.

Mesmo esperando que haja ponderação e mudanças de atitudes nos próximos semestres por parte de Administração, seguiremos firmes na luta intransigente em defesa dos direitos da categoria e pela também retomada do processo negocial. Estamos caminhando para completar 1000 dias sem reajuste salarial enquanto a inflação volta a atingir índices galopantes no País, com aumento do custo de vida e deterioração das condições financeiras das famílias, além do endividamento.

Ao longo de mais de 40 anos, temos nos dedicado firmemente ao diálogo fraterno com os nossos pares e com a Administração Superior, reafirmando a disposição ao bom diálogo – essencial para a democracia. Afinal, as histórias da Apuc e da PUC Goiás se confundem e se sobrepõem pela unidade dialética de propósitos. A proeminência da cultura universitária da nossa instituição no Centro-oeste é fruto da efetiva dedicação profissional da categoria docente e dos/as funcionários/as da Universidade. Juntos/as, superaremos este momento difícil pelo qual atravessa a humanidade.

Apuc

 


BUSCA