Associação de Professores
da PUC Goiás
apuc 40 anos 3

23.12.2021 POST Contee e entidades latino americanas atuarão na Conferência Mundial de Educação SuperiorA Contee está colaborando nos preparativos da intervenção das entidades sindicais na Conferência Mundial de Educação Superior (World Higher Education Conference – WHEC 2022), que acontecerá na Espanha, de 18 a 20/05/2022, convocada pela UNESCO. No dia 16/12, o coordenador-geral da Contee, Gilson Reis, e a coordenadora da Secretaria de Relações Internacionais da entidade, Cristina Castro, participaram de reunião on line com representantes de diversas entidades de trabalhadores da educação da América Latina para tratar do evento.

Está sendo elaborado um manifesto dos sindicatos dos/as trabalhadores/as em Universidades latino-americanas abordando a análise e perspectiva do trabalho docente e do setor técnico-administrativo não docente nas instituições de ensino superior. Para os participantes do encontro, os/as estudantes foram os mais afetados pelo impacto da pandemia no sistema de ensino superior. Os/as trabalhadores/as do setor, também afetados, tiveram que se adequar à oferta de aulas virtuais, preparação de materiais didáticos digitais, gerenciamento remoto e teletrabalho, sem formação prévia e, na maioria das vezes, com meios próprios.

Dentre as questões que pretendem levar à Conferência Mundial, os trabalhadores ressaltam a necessidade de garantir os princípios de liberdade sindical, organização e pleno respeito aos direitos trabalhistas, inclusive o direito à formação, segurança e saúde.

Gilson Reis e Cristina Castro enfatizaram, na reunião, que a Conferência não pode deixar de abordar questões prioritárias para a comunidade de ensino “em um mundo ainda atolado na crise de Covid, que precisa recuperar a esperança e deixar para trás um modelo de desenvolvimento baseado no lucro e na desigualdade crônica”.

Novos encontros serão realizados para preparar o manifesto dos sindicalistas. A Conferência deve reunir, em Barcelona, 2.000 pessoas de todo o mundo e mais de 10.000 participantes virtuais. Será aberta a todos os agentes envolvidos na educação técnica, universitária e profissional, como entidades sindicais, formuladores de políticas, organizações intergovernamentais, redes internacionais, universidades, ONGs, empresas e outros.


BUSCA