Associação de Professores
da PUC Goiás
apuc 40 anos 3

07.12.2021 POST Vacinacao 1Em ofício encaminhado à Administração Superior da PUC Goiás, a Apuc, a ASC e o DCE solicitaram que a Reitoria pleiteie junto à Secretaria Municipal de Saúde a realização de pelo menos um dia de campanha para incentivar a vacinação de toda a comunidade universitária contra COVID-19 com administração de primeira, segunda dose e terceira dose para as pessoas acima de 18 anos.

Ação torna-se essencial diante do cenário da quarta onda da pandemia da COVID-19 para a preservação da vida e também para garantir a biossegurança de Docentes, Funcionários e Estudantes nas atividades presenciais do próximo semestre.

De acordo com matéria publicada no jornal O Popular em 04/11/2021, 74 mil jovens com idade entre 20 e 29, não buscaram os postos de vacinação em Goiânia - o que representa 37% dos 198,7 mil moradores da capital que ainda não se vacinaram. Também em matéria publicada no mesmo periódico em 06/12/2021, quatro entre dez jovens na faixa etária entre 18 e 29 anos que receberam a primeira dose da vacina contra COVID-19, não retornaram para a aplicação da segunda dose do imunizante. Outras 22,4 mil pessoas da mesma faixa etária na capital não tomaram sequer a primeira dose, correspondendo a 8% do estima.

"É fundamental que a PUC Goiás, como primeira Universidade do Centro-Oeste e instituição ligada à ciência, tenha o protagonismo na conscientização e mobilização pela adesão à vacina contra COVID-19. Atualmente, precisamos também combater a pandemia com informações de qualidade e mostrar que a ciência trabalhou incansavelmente para que se chegasse neste momento de imunizar a população. As vacinas salvam vidas e constituem o único antídoto capaz de combater o novo coronavírus, sendo essenciais para a saúde coletiva", afirmam as entidades no ofício.

A Apuc, ASC e DCE reiteram ainda o pedido para que seja exigido o “passaporte da vacina” no próximo semestre como estímulo à vacinação, bem como, realizada testagem periódica da comunidade universitária para detecção da COVID-19 a cada 14 dias com o objetivo de monitorar os casos na Universidade e isolar os/as infectados/as a fim de impedir a transmissão assintomática.

As entidades se colocam à disposição da Administração Superior da PUC Goiás para iniciativas que coloquem a vida em primeiro lugar.


BUSCA