Associação de Professores
da PUC Goiás
apuc 40 anos 3

08.10.2021 POST II Congresso Internacional on Line entre Arte Cultura e EducacaoO Mão na massa 2021 busca promover investigações de processos estéticos e artísticos no diálogo entre Arte, Cultura e Educação: um convite a reconexões da/com a Abordagem Triangular.

A Abordagem Triangular, sistematizada pela professora Ana Mae Barbosa, contempla percurso epistemológico na arte e seu ensino há 30 anos.

A pesquisadora, de militante trajetória investigativa, com olhar brasileiro decolonialista, pós-modernista, dona de consciência crítica das diferenças culturais, situa o processo dialógico na interconexão com as vozes do mundo e consolida a Abordagem Triangular como processo arte/educativo autóctone na contemporaneidade.

Tomando como premissa o desenvolvimento da identidade cultural e da cognição perceptiva critica em prol do desenvolvimento ontológico do ser, a Abordagem Triangular de natureza epistêmica teórica/empírica, se alicerça em seu caráter genuinamente contextual, possibilitando a integração das diferentes áreas de conhecimento, seja no campo do ensino, da pesquisa e/ou da extensão.

Assim, a Abordagem Triangular perfaz uma rede sistêmica, por isto viva, orgânica, pulsante, flexível, enlaçando as mais diferentes possibilidades de apropriações no processo de construção do [re]conhecimento pleno auto governativo, libertário, promovendo o desenvolvimento da capacidade de leitura crítica do mundo, nos diferentes contextos históricos culturais.

A Abordagem Triangular é concebida na inter-relação de uma tríade indissociável – leitura da obra de arte e/ou do campo dos sentidos, contextualização e fazer artístico, relacionando-os com ações mentais concomitantes: informação, decodificação e produção, conduzindo ao questionamento, chave motriz para acionar o processo cognitivo/perceptivo sincrônico; centra-se na mente comprometida com a solução de um determinado problema, submersa num ambiente simbólico, promovendo uma complexa elaboração de pensamento, na busca pela resposta significativa (ideia/signo) que responda ao problema em questão.

Deste modo, a proposição desta Abordagem se vincula à elaboração de respostas à perguntas, suscitando, assim, buscar soluções de problemas que tem como objetivo a produção de ideias, concebidas como imagens internas, expressadas em ações artísticas.

No bojo desta proposição o Mão na massa 2021 convida a todos para participar bem como submeter comunicações de vivências e pesquisas significativas e ressignificativas da/pela Abordagem Triangular. As proposições aceitas serão apresentadas pelos seus autores neste II Congresso Internacional On Line.

Clique aqui para mais informações


BUSCA