Associação de Professores
da PUC Goiás
apuc 40 anos 3

Além das doenças causadas pelo cigarro, que atingem fumantes e não-fumantes, o fumo também atinge diretamente o meio ambiente

Hoje, 29 de agosto, é instituído o “Dia Nacional de Combate ao Fumo”. Na semana passada, o ministro da saúde, Alexandre Padilha, regulamentou a Medida Provisória 540/2011, que prevê o aumento na carga tributária dos cigarros, além de fixar preço mínimo de venda do produto. Essa medida visa controlar o crescimento do tabagismo no país.

Estima-se que 35 milhões de pessoas morram por ano no mundo por doenças decorrentes do tabagismo. Entre as mortes por câncer de pulmão, 70% estão relacionadas ao hábito de fumar, assim como 42% dos óbitos por doenças respiratórias crônicas. No Brasil, o tabagismo está relacionado a aproximadamente 200 mil mortes anuais, a cada hora, cerca de 10 pessoas com doenças relacionadas ao cigarro. “Medidas como essa (aumento da taxação dos cigarros) reforçam a liderança do nosso País no enfrentamento das doenças crônicas não transmissíveis”, ressaltou o ministro.

 

Prejuízos ao Meio Ambiente

Além das doenças causadas pelo consumo do cigarro, que atingem fumantes e não-fumantes, o fumo também atinge diretamente o equilibrou do planeta.

Por conta do cultivo do tabaco Isso por que o cultivo do tabaco propociona a derrubada de florestas, para que se tenha lenha para usar nas estufas onde é feito a secagem das folhas do tabaco.

Esse processo contribui, também, para a ocorrência de erosões e destruição do solo, pois, com o desmatamento, o solo fica exposto à chuvas fortes e à insolação, perdendo a matéria orgânica e como conseqüência do empobrecimento do solo. Ainda que as zonas desmatadas sejam reflorestadas, não serão refeitas as condições naturais quanto à flora e à fauna da mata virgem.

Também na fabricação do papel, utilizado na manufatura do cigarro, há a derrubada de árvores.

Para ficar mais claro, muitas árvores são derrubadas para a fabricação dos cigarro. Em número, a cada arvore derrubada, 300 cigarros são produzidos.

 

Além disso, os incêndios provocados por cigarros constituem também um importante agravo ao meio ambiente: pelo menos 25% dos incêndios rurais e urbanos são relacionados a pontas de cigarros.

 

Campanha do Instituto Nacional do Câncer e do Ministério da Saúde

Já está disponível no portal da saúde (www.saude.gov.br) o material da campanha contra o fumo. Com o tema "Viver bem é viver com saúde. Fique longe do cigarro", o INCA, com o apoio do Ministério da Saúde, lança mais uma campanha para lembrar o Dia Nacional de Combate ao Fumo, comemorado em 29 de agosto e criado em 1986 pela Lei Federal nº. 7.488.O objetivo é reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população brasileira para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco. (Clique aqui para ver as imagens da campanha deste ano)

Outro assunto discutido na reunião da Conicq envolve a preocupação ética com a participação de membros da Conicq em eventos preparados por empresas de tabaco para debater o contrabando de produtos. Teme-se que esses encontros possam ser usados para outros fins. “A indústria do tabaco prepara eventos que, na realidade, são verdadeiras armadilhas”, alertou o diretor-geral do INCA, Luiz Santini.

O ideal é manter o equilíbrio do corpo, sem o uso de substâncias tóxicas que mais cedo ou mais tarde acarretaram sérios problemas de saúde.

Clique aqui para curtir a Apuc no Facebook

Fonte: Primeira Edição e INCA


BUSCA