Associação de Professores
da PUC Goiás
apuc 40 anos 3

27.07.2021 POST LANCAMENTO LIVRO ANAMARIA 1A pesquisa realizada pela arquiteta, urbanista e Professora Universitária, Anamaria Diniz, publicada no livro “Goiânia de Attilio Corrêa Lima: ideal estético e realidade política” propõe um contraponto e uma reparação à história oficial sobre o planejamento urbano da capital.

Com a parceria da Apuc, por meio de projeto da Casa da Cultura Digital, a publicação será lançada nesta quinta-feira (29/07), às 19 horas, com transmissão pelo Youtube da editora NegaLilu (clique aqui).

A obra é resultado da dissertação de mestrado da autora, de artigos publicados, além de estudos recentes compartilhados pela primeira vez com leitoras e leitores interessados em planejamento urbano. Com base em fontes primárias e documentos inéditos, Anamaria Diniz afirma: “Attilio nunca desistiu de Goiânia”.

Segundo a autora, que teve acesso ao acervo da família Corrêa Lima, o livro traz aprofundamento na trajetória profissional do urbanista e documenta a conclusão e a entrega do trabalho de idealização da "nova capital" que, ao longo dos últimos 80 anos, “continua sendo desvirtuada”. Publicado pelo Selo Livre da NegaLilu Editora, o livro vem a público no formato eletrônico (ePub), com versões em português e inglês.

Com mediação da editora Larissa Mundim, a live de lançamento reunirá Anamaria Diniz, o presidente do CAU-GO, Fernando Chapadeiro; além dos Professores da UnB, Estevão Rezende Martins e Flávio Kothe. Nos primeiros 30 dias de circulação, o e-book ficará disponível com preço promocional (correspondente a 50% do preço de capa), em mais de 50 vitrines eletrônicas de todo o mundo. O plano ampliado de distribuição foi possível a partir de parceria entre a NegaLilu Editora e a BookWire.

Exposição

Em 2018, também com o apoio da Apuc, foi realizada a exposição "Revelando a Goiânia de Attilio”, no Espaço Cultural  Exposições da Área III da PUC Goiás, dentro da Programação Comemorativa dos 50 Anos do Curso de Arquitetura – o primeiro a ser fundado no estado e único pelo período de 30 anos (Assine aqui a petição Pela Identidade Histórica da Escola de Artes e Arquitetura da PUC Goiás).

Sobre a autora
Anamaria Diniz é arquiteta e urbanista, coordenadora do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas e Estudos da Cidade (Nipec) e integrante do Núcleo de Estética, Hermenêutica e Semiótica da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (NEHS – FAU/UnB). Concluiu o doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela UnB, em 2015, quando realizou pesquisas com cotutela no Fonds Historiques de l’Institut d’Urbanisme de l’Université de Paris – IUP/UPEC – Paris XII, como bolsista da Capes. Publicou a tese intitulada O itinerário pioneiro do urbanista Attilio Corrêa Lima, em 2017, com apoio do CAU/GO.

Lançamento On Line “Goiânia de Attilio Corrêa Lima (1931 a 1935) – ideal estético e realidadepolítica” (e-book português e inglês)
Data: 29/07/2021 (quinta-feira)
Horário: 19 horas
Transmissão: Youtube NegaLilu

 


BUSCA