Associação de Professores
da PUC Goiás
apuc 40 anos 3

04.04.2021 Como garantir acesso global às vacinas COVID 19 A pandemia da COVID-19 causou mortalidade substancial e mergulhou as economias nacionais em recessões profundas. Embora a disseminação do coronavírus possa ser mitigada por meio de distanciamento físico, coberturas faciais e testes e rastreamento - e potencialmente com terapêutica - o risco de surtos e perturbações na vida econômica e social provavelmente permanecerá até que vacinas eficazes sejam administradas a grandes porções da população global para prevenir a hospitalização e doenças graves e, de preferência, obter imunidade coletiva para interromper a transmissão do vírus.

Várias vacinas COVID-19 já foram autorizadas ou aprovadas para uso humano, com muitas mais nos estágios finais de desenvolvimento clínico. No entanto, ter vacinas licenciadas não é suficiente para alcançar o controle global de COVID-19: elas também precisam ser produzidas em escala, com preços acessíveis, alocadas globalmente para que estejam disponíveis onde necessário e amplamente implantadas nas comunidades locais. Essas quatro dimensões do desafio global da vacinação estão intimamente relacionadas, e as etapas de desenvolvimento e produção têm implicações importantes para os preços, alocação e confiança do público.

Vários fabricantes desenvolveram com sucesso as vacinas COVID-19 em menos de 12 meses - uma conquista extraordinária, visto que normalmente leva uma década ou mais para desenvolver novas vacinas. O mundo agora precisa de mais doses de vacinas contra a COVID-19 do que qualquer outra vacina na história para inocular um número suficiente de pessoas para imunidade vacinal global.

As vacinas costumam sofrer de subinvestimento, mas não foi esse o caso nesta pandemia. Em 3 de fevereiro de 2021, havia 289 vacinas experimentais COVID-19 em desenvolvimento, 66 das quais estavam em diferentes fases de testes clínicos, incluindo 20 na fase 3. Apenas cinco dessas 66 vacinas - aquelas desenvolvidas pela AstraZeneca em parceria com Oxford Universidade, BioNTech em parceria com Pfizer, Gamaleya, Moderna e Sinopharm em parceria com o Instituto de Pequim - foram autorizadas por autoridades regulatórias rigorosas (de acordo com os critérios da OMS dessas autoridades2) ou OMS. Outros cinco - da China, Índia, Cazaquistão e Rússia - receberam aprovação ou foram autorizados para uso emergencial por outras agências reguladoras; algumas das organizações que desenvolvem essas vacinas enviaram documentação à OMS para listagem de uso de emergência ou pré-qualificação, mas essas submissões ainda estão sob revisão.Prevê-se que vacinas adicionais da Novavax e da Johnson & Johnson sejam autorizadas com base nos resultados provisórios de fase 3 positivos. Várias vacinas mostraram altos níveis de eficácia (ou seja, mais de 70%) em ensaios clínicos, embora nem todos os desenvolvedores tenham publicado seus resultados; a maioria das vacinas autorizadas demonstrou oferecer forte proteção contra hospitalizações e mortes devido ao COVID-19.

Acessibilidade

São necessários mecanismos para garantir a acessibilidade e o financiamento sustentável das vacinas COVID-19 em países de baixa e média renda, que abrigam cerca de 85% da população global e que podem carecer de recursos para comprar quantidades adequadas de vacinas. Mesmo em países de alta renda, é importante garantir o acesso às vacinas COVID-19 para as populações pobres e marginalizadas.

O valor social de vacinas COVID-19 seguras e eficazes é enorme. No entanto, novas vacinas significarão pouco para os indivíduos em todo o mundo se eles não puderem ser vacinados em tempo hábil. Esse objetivo exige que as vacinas sejam acessíveis e estejam disponíveis para os países ao redor do mundo, e que os governos tenham a capacidade administrativa e política para distribuí-las localmente. Neste documento de Política de Saúde, discutimos o desenvolvimento e produção, acessibilidade, alocação e implantação de vacinas COVID-19, bem como as interações entre essas dimensões do desafio global da vacinação. As características distintas das principais vacinas COVID-19 em cada uma dessas dimensões geram compensações, o que significa que, tanto global quanto nacionalmente.

Fonte: The Lancet


BUSCA