Estamos no Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção do suicídio. Abordar esse assunto, ainda delicado para muitas pessoas, é de fundamental importância no contexto em que estamos vivendo, com a pandemia da covid-19. Para esclarecer a população sobre o tema deste mês, mostrar a relação entre o suicídio e a depressão e orientar sobre como buscar ajuda, o Fórum de Saúde e Segurança no Trabalho do Estado de Goiás (FSSTGO) lançou a cartilha “Florescer”. A elaboração da publicação contou com a participação do TRT-GO, uma das instituições que integram o Fórum.
A publicação de 36 páginas é dividida em cinco partes. A primeira delas é dedicada à depressão e sua relação com o suicídio. A segunda parte tem como foco o suicídio, fatores de risco, sintomas e como ajudar. Na terceira parte, a cartilha fornece informações úteis sobre locais onde procurar atendimento psiquiátrico e psicológico. Na quarta parte, a publicação traz orientações para gestores e empregadores, além de dicas de como prevenir o suicídio no âmbito da instituição ou empresa. Por fim, a quinta e última parte apresenta referências bibliográficas sobre os temas trabalhados na cartilha.
O representante do TRT-18 no FSSTGO e gestor regional do Programa Trabalho Seguro da Justiça do Trabalho, desembargador Welington Peixoto, ressaltou a importância da cartilha e reforçou o pedido de divulgação desse material, que servirá de orientação e esclarecimento sobre saúde mental, em especial a depressão e o suicídio.
De acordo com a psicóloga Marina Cançado, do TRT-GO, o suicídio é, na maioria das vezes, consequência de uma doença mental, o que aponta para a importância de se reconhecer e tratar essas doenças com especialistas na área.
Acesse a cartilha Florescer aqui