A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou recentemente a versão em português de um serviço de mensagens gratuito, desenvolvido em parceria com WhatsApp e Facebook, para manter as pessoas bem informadas sobre o novo coronavírus. O escritório da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e da OMS no Brasil auxiliou na adaptação dos conteúdos para português.
Basta enviar a palavra “oi”, no aplicativo Whatsapp, para o número +41 22 501 77 35 e iniciar a conversa (http://wa.me/41225017735?text=oi). Será aberto um menu de opções para tirar dúvidas, checar os dados mais atualizados, descobrir o que é fato ou fake news (boato), quais as medidas mais importantes para proteger a si e a outras pessoas, além de outras informações sobre a doença causada pelo novo coronavírus: a COVID-19.
Esse serviço de mensagens é fácil de usar e tem potencial para atingir 2 bilhões de pessoas no mundo, de líderes governamentais a profissionais de saúde, familiares e amigos. Permite também levar informações, sempre baseadas na ciência, diretamente às mãos de quem precisa.
Em 20 de março, a OMS lançou este alerta de saúde em inglês, que foi desenvolvido em colaboração com o Praekelt.Org, usando a tecnologia Turn machine learning.