Associação de Professores
da PUC Goiás
apuc 40 anos 3

10.12.2019 Un Violador en tu Camino GoianiaNesta terça-feira (10/12), às 16 horas, na Praça Universitária, será realizada a performance mundial contra a violência sexista. O ato acontecerá no dia histórico dos 71 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e integrará a programação oficial da Terceira Jornada Goiana de Direitos Humanos – Organizar a Luta e Defender Vida. “Nós queremos que seja um ato espontâneo e sem intervenções, lutamos por um mundo igual e sem violência. Todos/as aqueles/as que quiserem nos acompanhar e lutar ao nosso lado são bem-vindos”, explica a diretora do Bloco Não é Não – entidade coordenadora do evento, Cida Alves.

O evento também será realizado em homenagem à estudante de arquitetura Suzy Nogueira Cavalcante, de 21 anos, que faleceu no final do primeiro semestre devido à uma embolia pulmonar após ser estuprada em uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Goiânia Leste.

O evento tem o apoio da Associação Mulheres na Comunicação, Centro Popular da Mulher - CPM\UBM Goiás, Comitê Goiano de Direitos Humanos Dom Tomás Balduino, Coletivo Olga Benario, Coletivo Cartas para Lula - Mulheres de Goiás, Indique uma Mana em Goiás - Rede colaborativa, de emancipação e ajuda mútua entre mulheres, Mandato Deputada Adriana Accorsi (PT- GO), #partidAGoiânia, @rebeliumcoletiva, Ser-tão, Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade/UFG, Setorial de Mulheres de Goiânia, SINT-IFESgo - Sindicato dos Técnicos-administrativos das Universidades e Institutos Federais de Goiás, SINTFESP-GO/TO - Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde e Previdência e Vereadora Cristina Lopes - Presidente da Comissão em Direitos Humanos (PSDB ).

Performance “Un Violador en tu Camino”

O Bloco Não é Não se junta às feministas chilenas e convoca feministas e simpatizantes da causa para as ruas de Goiânia para realização da performance “Un violador en tu camino”. O ato teve início em 25 de novembro nas ruas de Valparaíso, no Chile, por ocasião do Dia Internacional para Eliminação da Violência contra as Mulheres.

O número conta com venda nos olhos em preto, uma simples coreografia e cânticos bruscos em rejeição à violência sexista. A canção composta pelo coletivo chileno Las Tesis possui frases contra o patriarcado, a violência policial, o medo das mulheres do Estado e de andar nas ruas.

As criadoras da música e fundadoras do coletivo são quatro mulheres de 31 anos, de Valparaíso, no Chile. “Somos chamadas assim porque nossa premissa é usar teses de teóricas feministas e colocá-las no palco para espalhar essa mensagem”, disseram as mulheres ao periódico El País. Segundo o grupo, a performance foi inspirada em textos da escritora, antropóloga e feminista Rita Segato, que escreve sobre o estupro e sua desmistificação. “Não queríamos apenas falar sobre a desmistificação do estupro como um problema pessoal, ou a atribuição de doenças apenas ao homem que estuprava, mas também queríamos dizer que isso é uma questão social”, disse uma delas à Interference, um veículo de comunicação independente chileno.

Em acordo com a proposta do coletivo Las Tesis todas, todos e todxs que forem participar da performance devem ir com roupas de se divertir, com vendas de cor preta transparentes e com o texto da música impresso ou decorado, que será cantado em espanhol e em português.

Vamos compartilhar a letra, copiar e decorar!
Um violador em seu caminho*
Patriarcado é um juiz,
Que nos julga ao nascer
E nosso castigo é
Violência que não se vê
Patriarcado é um juiz,
Que nos julga ao nascer
e nosso castigo é
Violência que já se vê
Feminicídio
Impunidade para o assassino
Humilhação e espancamento
Estupro
E a culpa não era minha, nem de onde estava, nem o que vestia
E a culpa não era minha, nem de onde estava, nem o que vestia
E a culpa não era minha, nem de onde estava, nem o que vestia
E a culpa não era minha, nem de onde estava, nem o que vestia
O violador era você
O estuprador é você
São os brancos invasores,
Anhangueras
Capitães do mato,
Capatazes,
Milicianos
Cidadãos de bem
HIPÓCRITAS
Juízes
Estado
Presidente FASCISTA

O Estado opressor e machista violador
O Estado opressor é racista estuprador
O violador era você
O estuprador é você
O violador era você
O estuprador é você
O violador era você
O estuprador é você
Não é Não!
O corpo é nosso!
É pela vida das Mulheres
Susy Nogueira Carvalho, presente!
Hoje e sempre!

Susy Nogueira Carvalho, presente!
Hoje e sempre!
Susy Nogueira Carvalho, presente!
Hoje e sempre!
*Adaptação da letra original do Coletivo Las Tesis

Performance “Un violador en tu camino”
Data: 10/12/2019
Horário: 16 horas
Local: Praça Universitária (Setor Universitário, Goiânia)

Clique aqui para ver a matéria "Un violador en tu camino, de Las Tesis: cómo se convirtió en un himno feminista mundial"


BUSCA