Associação de Professores
da PUC Goiás
apuc 40 anos 3

06.11.2019 Guia Tela PretaNa semana da Consciência Negra, a Coletiva Adélias realiza, na Assembleia Legislativa de Goiás, o I Seminário Contra o Discurso de Ódio e o Racismo para Professores/as. O evento acontece no dia 18/11, às 15 horas, e conta com a participação de diferentes setores da sociedade. Na oportunidade, será realizado também o lançamento da curadoria escolar Tela Preta - um guia para abordar questões raciais no ambiente escolar.

Em 2019, a Lei 10.639, que instituiu o ensino de história e cultura afrobrasileira no ensino médio e fundamental de escolas públicas e privadas completa 15 anos. O seminário tem o objetivo de fortalecer a implementação dessa lei nas instituições de ensino como estratégia no combate ao racismo. Para confirmar sua participação, acesse:https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeTv7_1eqiPe-f4sssJSEcHQFQh36liVV4z_JpGJIqroLvmyg/viewform

Guia Tela Preta

O Tela Preta tem o objetivo interferir positivamente na elaboração do plano de aula de professores dos mais diversos níveis de ensino e fortalecer as discussões raciais e o combate ao discurso de ódio. A publicação está entre os dez melhores projetos digitais do país, combatendo o discurso de ódio na internet e nas escolas.

O projeto foi realizado graças ao concurso SaferLab, da SaferNet Brasil - uma associação civil de direito privado, constituída em 2005 pela Unicef Brasil e a Google.org , com foco na promoção e defesa dos Direitos Humanos na Internet.

Coletiva Adélias

Adélia Sampaio é a primeira cineasta negra do Brasil, filha de empregada doméstica, dirigiu seis e produziu setenta filmes. Inspiradas em sua trajetória, a coletiva Adélias, composta pelas comunicadoras negras Ana Amélia, Caroline Brandão, Janaína de Oliveira e Narelly Batista, uniram-se para desenvolverem projetos com foco na democratização da educação e com objetivo a gerar oportunidades e inspirar jovens.

Lançamento do Guia “Tela Preta” e Seminário Contra o Discurso de Ódio e o Racismo
Data: 18/11/2019
Horário: 15 horas.
Local: Auditório Costa Lima, Assembleia Legislativa de Goiás
Lançamento nas plataformas online no dia 20/11 
Mais informações: www.telapreta.com


BUSCA