Associação de Professores
da PUC Goiás
apuc 40 anos 3

18.09.2019 2o Simposio a importancia da mulher parlamento democratico com fundo.jpegA busca por mais participação das mulheres no Legislativo, o empoderamento feminino e a igualdade de gênero entrarão novamente em debate no 2º Simpósio “A Importância da Mulher na Construção de um Parlamento Democrático”. Com a expectativa de receber quatro mil pessoas, o simpósio será realizado no dia 26/09/2019 (quinta-feira), às 8 horas, no Centro de Cultura e Eventos Prof. Ricardo Freua Bufáiçal da UFG.

Em Goiás, o evento já tomou proporções históricas e absolutamente apartidárias: além de seu idealizador, o senador Luiz do Carmo, várias instituições se prontificaram a integrar a organização oficial do evento: Ministério Público de Goiás, Tribunal de Justiça de Goiás, Defensoria-Pública de Goiás, Federação Goiana de Municípios, Ordem dos Advogados do Brasil - Goiás, UFG, PUC Goiás, Faculdade Universo (Salgado de Oliveira), Instituto Federal Goiano, Instituto Federal de Goiás, Assembleia Legislativa de Goiás, Câmara Municipal de Goiânia, Conselho Estadual da Mulher e União Brasileira de Mulheres. A segunda edição, diferente da primeira, acontecerá simultaneamente em várias capitais do Brasil, como Recife, Rio de Janeiro e São Paulo.

Composta por doze mulheres, a mesa de palestrantes contará com nomes importantes dos mais variados setores da sociedade. Entre eles, a Ministra do Tribunal Superior do Trabalho, Delaíde Arantes; a Deputada Federal, Flávia Morais, a Deputada Estadual Adriana Accorsi; a Vereadora de Goiânia, Léia Klébia e a advogada e presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB-GO, Ariana Garcia.

Após a 2º edição do evento, o senador Luiz do Carmo conta que ele, e todas as instituições da comissão organizadora, irão propor a realização de uma audiência pública simultânea em 100% dos municípios de Goiás para debater a participação feminina na política. “Esse é um processo longo, que não pode ser interrompido na discussão de somente um Projeto e em somente um evento. O caminho é longo e a temos que trilhá-lo passo a passo. Quando a população entender a profundidade do problema, e entender todos os benefícios que resolvê-lo trará para nossa democracia, parlamento nenhum irá ter coragem de contradizê-los”.

Primeira edição
A primeira edição do evento aconteceu no dia 27/06, no maior auditório do Congresso Nacional, em Brasília (DF). Com a presença de grandes nomes do cenário nacional, como a ministra Cármen Lúcia, senadoras, deputadas, representantes da OAB Nacional, da Organização das Nações Unidas e membros do meio empresarial e sociedade civil.

“A mulher é discriminada porque no Brasil a desigualdade existe, no que a Constituição é desrespeitada diariamente. Todos temos que nos envolver nesta luta, como uma obrigação cívica, para que a lei seja cumprida e os direitos sejam iguais entre homens e mulheres” disse a ministra Cármen Lúcia em sua palestra de abertura, que lotou o auditório Petrônio Portella.

Na oportunidade, o senador Luiz do Carmo (MDB-GO) chamou a atenção para o projeto de lei de sua autoria (PL 2.235/2019) que reserva 30% das vagas do Poder Legislativo para mulheres, pauta central de discussão do Simpósio. “Pretendemos reverter a situação absurda que assistimos hoje, em que várias cidades não possuem sequer uma representante mulher, embora a maioria da população brasileira seja do sexo feminino” afirmou o senador. Hoje, em Goiás, apenas duas vagas da Assembleia Legislativa são ocupadas por mulheres (Adriana Accorsi e Lêda Borges) e duas na Câmara Federal (Magda Mofatto e Flávia Morais).

2º Simpósio A Importância da Mulher na Construção de um Parlamento Democrático
Data: 26/09/2019
Horário: 8 horas
Local: Centro de Eventos Prof. Ricardo Freua Bufáiçal – Campus 2 da UFG
Inscrições: (62) 3636-5961

Leia também
1º Fórum de Prevenção ao Feminicídio


BUSCA