Associação de Professores
da PUC Goiás
apuc 40 anos 3

10.09.2019 Seminario SuicídioInfantojuvenil copySerão abertas nesta quinta-feira (10/09/2019), pelo endereço www.mpgo.mp.br , as inscrições para o Seminário “Setembro Amarelo: suicídio infantojuvenil e o desalento existencial na contemporaneidade” que será realizado no dia 25/09/2019, no Auditório do Edifício-Sede do Ministério Público do Estado de Goiás.

O evento será realizado pelo Centro Estadual de Atenção Psicossocial e Infantojuvenil (CAPSi), Centro de Apoio Operacional (Áreas de Atuações: Saúde e a da Infância, Juventude e Educação) e Escola Superior do MPGO (Esump). Apóiam o seminário: Rede de Atenção à Crianças, Adolescentes, Mulheres e Idosos do Município de Goiânia e a Secretaria Municipal de Saúde (Goiânia).

O Seminário possui como público-alvo: profissionais da saúde, da educação, da assistência social, conselheiros tutelares, corpo de bombeiros, além de estudantes e pessoas com interesse no tema.

“Perfil epidemiológico das violências autoprovocadas: tentativa de suicídio e automutilação” (Ângela Carneiro Naziasene Lima/analista do Conecta-Sus da Superintendência de Performance-SES-GO e Marta Maria Alves da Silva/médica do Núcleo de Vigilância às violências e promoção da Saúde da SMS de Goiânia) e “Intervenções em crise: situações de risco de suicídio” (Jorge Antônio Monteiro de Lima/Psicólogo clínico e Analista Junguiano, fundador e diretor do Instituto Olhos da Alma Sã e Elisângela dos Santos Morais/Psicóloga clínica e vice-presidente do Instituto Olhos da Alma Sã e Ronaldo Celestino da Silva Junior/Psicólogo clínico do Capsi Infantojuvenil do Estado de Goiás e no Cais do Jardim Novo Mundo) serão temas das palestras.

A programação terá duas mesas redondas. A primeira “Suicídio e saúde mental infantojuvenil” será mediada por Ronaldo Celestino da Silva Junior/Psicólogo Clínico do CAPSi Infantojuvenil do Estado de Goiás (SES-GO) e no Cais do jardim Novo Mundo (SMS-Goiânia).

Participam desta mesa: Maria das Graças Brasil/Neuropediatra e Psiquiatra infantojuvenil, bem como docente das Faculdades de Medicina da UFG e PUC Goiás, Altair José dos Santos/Psicólogo docente da UFG e coordenador do Centro de Estudos, Pesquisa e Extensão do Adolescente-Cepea, Maria Amélia Dias Pereira/Médica Psiquiátrica e Professora da Faculdade de Medicina da UFG, Jorge Antônio Monteiro de Lima/Psicólogo Clínico e Analista Junguiano, fundador e diretor do Instituto Olhos da Alma Sã.

A segunda mesa “Prevenção e promoção à saúde: rede intersetorial de atenção às crianças e aos adolescentes em situação de automutilação e risco de suicídio” será mediada pela Psicóloga da Superintendência de Políticas sobre Drogas e Condições Sociais Vulneráveis (SES-GO), Paula dos Santos Pereira e pela promotora de Justiça e coordenadora da Área da Saúde do Centro de Apoio Operacional do MPGO, Karina D’Abruzzo.

Serão participantes desta mesa: Núbia Rejaine Ferreira Silva/Superintendente de Modalidades e Telemáticas Especiais da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Vitória Costa Fernandes/Psicóloga e atende adolescentes no Cepea, Railda Martins/Psicóloga na SMS de Goiânia e ativista na área de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes. Confira aqui detalhes da programação.

Transmissão e Certificação

As palestras serão transmitidas pelo canal da Esump no youtube: https://youtu.be/Lbxmu_YFha4
Para assistir as palestras on-line não é necessário fazer inscrição.

10.09.2019 Seminario SuicídioInfantojuvenil


BUSCA