Associação de Professores
da PUC Goiás
apuc 40 anos 3

05.08.2019 Forum Goiano Ato Defesa AposentadoriaNesta terça-feira (06/08), será realizado, a partir das 16 horas, na Praça do Bandeirante (Centro de Goiânia), o Ato em Defesa da Aposentadoria. Nessa data, será iniciada, na Câmara dos Deputados, a votação da Reforma da Previdência em segundo turno. Em Goiás, a manifestação está sendo convocada pelo Fórum Goiano contra as Reformas Trabalhista e da Previdência. Participe e convide seus/suas alunos/as!

O primeiro semestre deste ano foi marcado pela construção de um crescente movimento da sociedade civil organizada contra os ataques do Governo Bolsonaro aos Direitos Sociais e às liberdades democráticas. Desde o Dia 08 de Março, passando pelo 1º de Maio, 15 de Maio e 30 de Maio, culminando na Greve Geral de 14 de Junho - a mais importante mobilização, paralisando aproximadamente 40 milhões de trabalhadores e trabalhadoras em diferentes ramos da economia. Em reação, o Governo, movimentos bolsonaristas e aliados promoveram mobilizações nos dias 26 de Maio e 30 de Junho, aquém de suas expectativas.

O segundo semestre de 2019 se inicia com a retomada das mobilizações e lutas contra os ataques à Previdência Social, o desmonte do serviço público e os cortes orçamentários na Educação, aos quais se somam os ataques às Universidades Públicas e Institutos Federais.

Esta terça-feira (06/08), além da mobilização contra a votação do projeto de Reforma da Previdência em segundo turno, também marcará o início dos encaminhamentos e mobilizações que culminarão na Marcha das Margaridas, nos dias 13 e 14/08, em Brasília (DF).

Reforma da Previdência
Enviada pelo governo em fevereiro, a proposta foi aprovada em primeiro turno em 10 de julho, por 379 votos a 131. A votação foi concluída em 12 de julho, com mudanças em relação ao texto enviado pela comissão especial.

As seguintes mudanças foram aprovadas na Câmara:

- Flexibilização das exigências para aposentadoria de mulheres;
- Regras mais brandas para integrantes de carreiras policiais;
- Redução de 20 anos para 15 anos do tempo mínimo de contribuição de homens que trabalham na iniciativa privada;
- Regras que beneficiam professores/as próximos/as da aposentadoria.


BUSCA