Associação de Professores
da PUC Goiás
apuc 40 anos 3

A Apuc parabeniza os professores e todos os homens pelo seu dia!

A criação do Dia Internacional do Homem foi sugerida pelo ex-presidente russo Mikhail Gorbachev para homenagear os grandes homens de seu País que tiveram destaque no mundo. Instituído por Jerome Teelucksing e apoiado pela Organização das Nações Unidas - ONU e diversos grupos de defesa dos direitos masculinos da América do Norte, Europa, Ásia e África, o Dia do Homem foi consagrado como data comemorativa no dia 19 de novembro de 1999, em Trinidad Tobago. Assim, o dia 19 de novembro foi considerado o Dia Internacional do Homem, porém, apesar dessa data ser seguida por vários países, ficou facultado cada país escolher a sua data comemorativa. No Brasil, foi instituído o dia 15 de julho, talvez por homenagear o mês que o homem pisou na lua em 20 de julho de 1969.

A criação tem por objetivo promover o bem-estar do homem, sua saúde físico-mental e espiritual. Percebe-se que há uma grande preocupação com a saúde do Homem, na maioria são trabalhadores incansáveis, que não se preocupam em dispor de tempo para atendimento médico e cuidados com a saúde, como as mulheres. A data comemorativa já vem sendo utilizada também para alavancar as vendas do comércio. 

Segundo as pesquisas do IBGE, morrem mais homens que mulheres. A homenagem visa - conforme informações da defensora pública do Pará, Maria Sousa Araújo, do Núcleo Especializado de Atendimento ao Homem em Violência Doméstica e Familiar - promover o equilíbrio da igualdade entre os gêneros. Por esse fato, afirma, "é considerado tão importante quanto ao Dia da Mulher. Preconizando o que dispõe o art. 1º da Declaração Universal de Direitos Humanos: Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade".

Fonte: Assessoria de Comunicação da Apuc com informações do JusBrasil


BUSCA