Associação de Professores
da PUC Goiás
apuc 40 anos 3

30.05.2019 Ato por Suzy na EAA 1Manifestamos nossa solidariedade à toda comunidade acadêmica da Escola de Artes e Arquitetura da PUC Goiás pela morte da jovem estudante, Susy Nogueira Cavalcante, de 21 anos, vítima de abuso sexual dentro da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Goiânia Leste. O caso, amplamente noticiado pela imprensa, está pautando as discussões a respeito de abusos sexuais em ambientes hospitalares e mobilizando a sociedade civil organizada por justiça. Na segunda-feira (03/06), familiares e amigos/as protestaram em frente ao Hospital Goiânia Leste clamando por justiça nas investigações do caso.

Ato em memória
No dia 30/05, Coletivos e CAs da PUC Goiás, em parceira com entidades que atuam na defesa de direitos humanos, realizaram um Ato em Memória e por Justiça de Susy Nogueira Cavalcante. O ato aconteceu no Teatro de Arena da Escola de Artes e Arquitetura da PUC Goiás e contou com a comovente participação do pai e de familiares da estudante Susy.

30.05.2019 Ato por Suzy na EAA 2Durante o ato, o pai de Susy Nogueira Cavalcante fez um depoimento emocionado sobre a perda se sua única filha, ressaltando a importância da presença e do apoio de amigas, amigos e colegas tanto no velório quanto no sepultamento da jovem. Uma oração conduzida pelo primo de Susy tocou o coração do público presente que, em seguida, cantou, a uma só voz, com o tio da estudante, a música “Canção da América” de Milton Nascimento.

Velas e flores foram depositadas em volta da foto de Susy Nogueira Cavalcante, iluminando ainda mais seu maravilhoso sorriso de menina.

Um nota de solidariedade foi lida na ocasião pela representante da OAB-GO. No intervalo dos pronunciamentos de professores/as e defensores de direitos humanos que pediram por justiça e luta contra a misoginia e a cultura do estupro, estudantes da faculdade de arquitetura compuseram um painel com a frase: "Quantas arquitetas negras você conhece?"

30.05.2019 Auto retrato Suzy NogueiraA professora Virgínia Guimarães, do Curso de Arquitetura, publicou em seu perfil nas redes sociais, o autorretrato feito por Suzy Nogueira em abril que expressava o sorriso largo da jovem e seus olhos brilhantes. A publicação do post também causou muita emoção.

A Apuc (Associação de Professores/as da PUC Goiás) apóia da luta da comunidade acadêmica da Escola de Artes e Arquitetura, de entidades feministas e também de direitos humanos por justiça. A vida das mulheres importam! Que haja punição para que casos de violência contra a mulher não se repitam, dentro ou fora de unidades hospitalares!


BUSCA