Associação de Professores
da PUC Goiás
apuc 40 anos 3

28.05.2019 mobilizacao 30 de maioA diretoria da Apuc orienta a comunidade acadêmica da PUC Goiás a participar do 2º Dia Nacional de Lutas em Defesa da Educação e pelo Direito à Aposentadoria a ser realizado na próxima quinta-feira, dia 30/05. A concentração está marcada para 15 horas, na Praça Universitária.  A manifestação está sendo convocada nacionalmente pela Contee (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino), CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação), ANPG (Associação Nacional de Pós-Graduandos), UNE (União Nacional dos Estudantes), União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) e Centrais Sindicais.

A data será o segundo dia de protestos pela reversão dos cortes de verbas nas Universidades Públicas e Institutos Federais, pela revogação da suspensão das Bolsas de Pesquisas e pelo direito à aposentadoria. É preciso lutar para reverter essas medidas, pois impactos delas afetam o desenvolvimento econômico brasileiro, acarretando sérios danos a setores estratégicos como Educação, Saúde, Ciência e Tecnologia e outros; além de promover retrocessos nos direitos já conquistados e, até então, assegurados pela Constituição Federal.

Nacionalmente, o dia 30/05 está sendo tratado como uma data de luta preparatória para a Greve Geral convocada para 14/06 pelas Centrais Sindicais e movimentos sociais.

Pautar a discussão em sala de aula

Em diversas Instituições Católicas de Ensino Superior, a discussão sobre o tema está sendo pautada nas comunidades acadêmicas pela gravidade das medidas anunciadas pelo Governo Federal. O 1º Dia Nacional de Lutas em Defesa da Educação e pelo Direito à Aposentadoria, realizado no último dia 15/05, em Goiânia, contou com a participação de docentes, funcionários/as e estudantes da PUC Goiás. O evento mobilizou milhares de pessoas na capital goiana e outras centenas em municípios do interior do estado.

 

29.05.2019 mobilizacao 30 maio


BUSCA