Associação de Professores
da PUC Goiás
apuc 40 anos 3

30.04.2019 Assembleia Sinpro ApucNa Assembleia Geral Extraordinária Sinpro Goiás/Apuc, realizada no dia 25/04, no Espaço Professor Juan Bernardino da Sede da Apuc, os/as docentes deliberaram, por unanimidade, em reivindicar o índice de 7% para reajuste salarial (sendo 4,96% referente ao INPC acrescido de 2% de aumento real) e negociar um novo Acordo Coletivo de Trabalho com a Administração Superior da PUC Goiás com base no Acordo vigente até 2013. Também foi aprovado que a pauta de reivindicações da categoria esteja alinhada com a defesa da democracia, com a luta geral pela melhoria da educação e da defesa da pesquisa nas Instituições de Ensino Superior do País.

Neste sentido, os/as professores/as deliberaram realizar um “Dia de Lutas”, juntamente com os/as funcionários, em 15 de Maio – data convocada pela Contee (Confederação dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino) e a CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Educação) para realizar a Greve Nacional da Educação contra a Reforma da Previdência. A ideia é pautar a discussão na comunidade puqueana com a distribuição de panfletos. A proposta do Governo Federal para reforma previdenciária prejudica os/as trabalhadores/as em educação de todo o País, principalmente as mulheres.

Outro ponto discutido foi trabalhar pela unificação da luta dos/as docentes e funcionários/as da PUC Goiás para que seja possível avançar neste sentido no futuro, pois atualmente os/as servidores/as já encontram-se em mesa de negociação com a Administração Superior da Universidade. Segundo informou o presidente do Sinaae, Carlos Roberto dos Passos, que esteve presente na Assembleia Sinpro Goiás/Apuc, os/as servidores/as ainda estão conseguindo negociar diretamente com a Reitoria, enquanto os/as professores/as negociam somente com o Semesg (Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Educação Superior do Estado de Goiás). Mesmo assim, conforme o presidente do Sinaae, o cenário é desfavorável, pois na segunda reunião realizada a Administração Superior da Universidade já manifestou a intenção de renovar o Acordo Coletivo da categoria conforme a nova legislação trabalhista.

Intensificar a aproximação com a categoria

Durante a Assembleia Sinpro Goiás/Apuc, um grupo de professores/as da Escola de Ciências Exatas e da Computação (ECEC) reivindicou que a Apuc intensifique as ações de aproximação com a categoria com o objetivo de que os/as docentes se sintam mais representados pela entidade. Diante da solicitação, o presidente da Apuc, João Batista Valverde, realizou uma reunião de diretoria no dia 02/05 para discutir o assunto e estratégias de comunicação e de mobilização da categoria.

 


BUSCA