Associação de Professores
da PUC Goiás
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19.03.2019 V EHECOO V Encontro de História da Educação do Centro-Oeste (EHECO) será realizado pela Anped em parceria com a PUC Goiás, de 05 a 07/06/2019, em Goiânia (GO). Neste ano, o evento terá como tema "Memória e Democracia: Os Tempos e Espaços da História da Educação". O atual cenário revela a importância deste tema, em que se discute o resgate histórico através da memória, do discurso e das interlocuções. Buscando esclarecer os elementos de poder entranhados historicamente na construção humana e desvelar a democracia, discuti-la, percebê-la e se reapropriar da mesma. Que ora é ofuscada pelos cenários contrapostos e ambíguos da esfera social.

Citando Miguel de Cervantes, em sua obra D. Quixote, o autor afirma que: “A história é êmula do tempo, repositório dos fatos, testemunha do passado, exemplo do presente, advertência do futuro”. Esse pensamento nos traz a reflexão o trágico incêndio do Museu Nacional do Rio de Janeiro que evidencia o total descaso com a história, a memória, a ciência e a cultura do nosso país.O cenário político das sociedades contemporâneas revela a importância do tema central do V EHECO para o debate em que se discute o resgate histórico por meio da memória e de seus registros, buscando esclarecer as relações de poder contraditórias e ambíguas que, entranhadas historicamente nas relações sociais, ofuscam e dificultam o processo histórico de consolidação da democracia.

No Brasil este ofuscamento é acentuado pelo descaso dos dirigentes políticos com a preservação do patrimônio cultural, material e imaterial, que revela os embates transcorridos no processo histórico de democratização deste país. O incêndio do Museu Nacional do Rio de Janeiro, uma "tragédia anunciada", evidencia o descaso com a história, a memória, a ciência e a cultura e a inexistência de políticas públicas para a preservação do patrimônio histórico brasileiro. Com este incêndio, uma das melhores e maiores coleções existentes no mundo, com cerca de 20 milhões de itens de artefatos indígenas e obras da literatura sobre nações de índios do Brasil, foi totalmente destruída.

O Museu Nacional era o maior patrimônio de nossa história política e soma-se a isso sua importância científica, com programas e pesquisas de ponta desenvolvidos por cientistas sociais naquela instituição. Assim, é imprescindível reiterar a discussão sobre a Memória e Democracia, pois a memória e a história de um povo fortalece seus processos democráticos. Neste cenário, a educação é, sem dúvida, um espaço imprescindível para o exercício continuo da atividade intelectiva que, por meio da reflexão e do debate, desvela a história cultural e política de uma sociedade. Assim, o V EHECO se propõe a ser um espaço propício para o debate politicamente profícuo sobre a Memória e Democracia: Os Tempos e Espaços da História da Educação e, especialmente, um lugar destinado à interlocução entre pesquisadores que intentam o contínuo desvelar da história cultural, social e política da sociedade brasileira.

EIXOS DE PESQUISAS (GTs)

1- Fontes, categorias e métodos de Pesquisa na História da Educação;

2- Instituições, culturas e práticas escolares;

3- Intelectuais e pensamentos educacionais;

4- História da formação e profissão docente e das instituições escolares;

5- Memória, História e Cultura em diferentes espaços sociais;

6- Historiografia da educação brasileira e história comparada;

7- Arquivos, centros de documentação, museus e educação;

8- História e Políticas Educacionais.

 

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