Associação de Professores
da PUC Goiás
apuc 40 anos 3

11.03.2019 Reforma da previdencia palestraNesta quarta-feira (13/03), às 19 horas, será realizada no Salão Nobre da Faculdade de Direito da UFG, a Palestra “Nova Reforma da Previdência” com a  presidente da Fundação ANFIP de Estudos Tributários e da Seguridade Social, Aurora Miranda. Um dos pontos propostos pela reforma é que a idade mínima de aposentadoria para trabalhadores/as do setor privado e do setor público, seja de 62 anos para mulheres e 65 para homens, com período de transição de 12 anos.

Essa mudança provocaria impactos significativos para os servidores públicos no geral, principalmente para os/as professores/as, uma vez que os/as mais idosos e aqueles/as que estão próximos da aposentadoria teriam que trabalhar mais para ter o direito à integralidade. 

Aurora Miranda manifesta preocupação a proposta da reforma, uma vez que ela desconstitucionaliza a Previdência. A presidente explica que a sociedade ainda não está consciente de todos os pontos da reforma, por isso é importante o debate sobre o assunto. “São muitos pontos negativos, que vão prejudicar sobretudo os mais idosos”, reflete.

Outro ponto criticado por Aurora é que a realidade dos trabalhadores brasileiros muda bastante conforme a região e Estado. Mas, no geral, quem mais perde – caso a proposta seja aprovada – é a classe mais baixa. “O governo quer tirar do trabalhador para pagar a dívida da Previdência”, critica a presidente.

O evento, que está sendo organizado pela Adufg-Sindicato, é gratuito,aberto ao público e não necessita de  inscrição prévia.

Convite: Palestra “Resistir: o desafio do Brasil" e lançamento de livro


BUSCA