Associação de Professores
da PUC Goiás
apuc 40 anos 3

Familiares de mortos e desaparecidos políticos, ativistas e organizações não-governamentais que atuam em direitos direitos humanos vão lançar no dia 11 de agosto o Comitê da Verdade e da Justiça de Goiás. Na data, simbólica, comemora-se o Dia do Estudante e o aniversário do Centro Acadêmico XI de Agosto, ,da USP, que teve atuação decisiva no combate à ditadura.


Goiás também terá o seu Comitê da Verdade e da Justiça que se juntará aos atuais 19 comitês regionais formados no País na luta para ampliar a discussão sobre o projeto de lei que instaura a Comissão Nacional da Verdade, destinada a investigar violações aos direitos humanos cometidas durante o regime militar. Na terça-feira (05/07), na sede do Instituto Brasil Central (IBRACE), representantes do Associação dos Anistiados de Goiás (ANIGO), da assessoria do professor Pedro Wilson Guimarães (ex-Reitor da PUC Goiás), históricos militantes combatentes da ditadura e dos mandatos da deputada federal Marina Sant’Anna e do estadual Mauro Rubem tiveram reunião que deu importante passo nesse sentido.

O grupo discutiu a minuta de uma carta-manifesto que será submetida aos ativistas de direitos humanos do Estado e, após aprovada, servirá como base do Comitê da Verdade do Estado de Goiás. O documento (veja a íntegra abaixo) pede a abertura de todos os arquivos políticos secretos brasileiros, a formação da do Comitê de Memória e Verdade de Goiás e da Comissão Nacional da Verdade e da Justiça.


“Nossos sonhos são os sonhos de todos os perseguidos, presos, torturados, assassinados e desaparecidos, homens e mulheres que honraram sua história, sua terra, sua gente lutadora por um mundo mais fraterno, solidário, humano e justo”, expressa um dos trechos do documento, que cita nominalmente os seguintes desaparecidos políticos: Arno Preis, Cassimiro Luiz de Freitas, Divino Ferreira de Souza, Durvalino Porfírio de Souza, Honestino Monteiro Guimarães, Ismael Silva de Jesus, James Allen Luz, Jeová de Assis, José Porfirio de Souza, Márcio Beck Machado, Marco Antônio Dias Batista, Maria Augusta Thomaz, Ornalino Cândido, Paulo de Tarso Celestino e Rui Vieira Bebert.

O Comitê da Verdade e da Justiça de Goiás deverá ser lançado no dia 11 de agosto, às 19h, pelo simbolismo da data (o local ainda será confirmado). Neste dia, no Brasil, se comemora os dias do Estudante, do Advogado, do Jurista e o aniversário de criação do Centro Acadêmico de Direito da USP, que atuou na luta contra a ditadura militar e foi decisivo nas mais relevantes campanhas politicas nacionais, principalmente nos movimentos de defesa do estado democrático de direito.

A próxima reunião do grupo será no dia 19 de julho, às 14horas, na sede do IBRACE (Av. Anhanguera, 5.674, 10º andar, sala 1.008, Edificio Palácio do Comércio, Setor Central – em frente ao Jóquei Clube. Participaram do encontro desta terça, 05, Élio Cabral e Marcantônio Dela Corte (ANIGO), Joana Darc Vieira Neto e Maria Deia Vieira (ativistas em direitos humanos, irmãs do vereador Euler Ivo) e Maria Paixão (assessora do professor Pedro Wilson).

Fonte: Site da Deputada Federal Marina Sant´Anna

 


BUSCA