Associação de Professores
da PUC Goiás
apuc 40 anos 3

10.12.2018 convite exposicao TaiConvidamos os/as professores/as para a abertura da Exposição Tai, do designer, arquiteto, artista plástico e Professor da Escola de Artes e Arquitetura da PUC Goiás, Tai Hsuan An, que será realizada no próximo sábado (15/12), às 10 horas, no Museu de Arte Contemporânea do Centro Cultural Oscar Niemeyer. Prestigie!

Tai Hsuan An
Tai Hsuan-an (戴宣安, em pinyin: Dài Xuān'Ān) é designer, arquiteto, artista plástico e Professo da Escola de Artes e Arquitetura da PUC Goiás, nascido na China. Mudou-se para o Brasil em 1965, quando ingressou na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Formou-se Arquiteto em 1976 e, em 1977, mudou-se para Goiás, ingressando no corpo docente da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Católica de Goiás (atual Pontifícia Universidade Católica de Goiás).

10.12.2018 exposicao tai xinaÉ famoso por suas aves, tendo sido convidado para representar aves brasileiras em livros de zoologia. Em 1993, ganhou o prêmio Margaret Mee por suas representações botânicas. Foi responsável pelo logotipo da Caixego, paineis em Palmas e em Goiânia. Ganhador do prêmio da III Bienal Nacional de Artes do Estado de Goiás. Recentemente, realizou exposição de pintura do Tai em Museu de Arte de Sichuan na China

Tai geralmente produz obras figurativas, mesclando o orientalismo com temas tipicamente brasileiros. Ele se inspira na realidade para compor, buscando detalhes, mas a essência de suas obras se distanciam do realismo e se aproximam mais à um lirismo único. Ainda assim, Tai não se determina em conceitos, assim como em toda sua trajetória, gosta de experimentar e transita entre vários estilos e técnicas. Tai é hoje um dos principais artistas contemporâneos de Goiás.

Atualmente, leciona para o curso de Design da PUC Goiás. No Brasil, é um dos poucos especialistas na área da Biônica aplicada ao design e arquitetura. No livro "Sementes do cerrado e design contemporâneo" propõe uma análise e metodologia para o desenvolvimento de projeto de produto.

Autor dos livros:

Ideogramas e a cultura chinesa (Ed. É Realizações).
Sementes do cerrado e design contemporaneo editora PUC GO
Desenho e Organização Bi e Tridimensional da Forma


BUSCA