Associação de Professores
da PUC Goiás
apuc 40 anos 3

05.11.2018 palestra attilioConvidamos para a “Exposição Revelando a Goiânia de Attilio” a ser realizada de 07 a  30/11/2018, na Sala de Exposições da Área III da PUC Goiás, dentro da Programação Comemorativa dos 50 Anos do Curso de Arquitetura – o primeiro a ser fundado no estado e único pelo período de 30 anos.

Leia, a seguir, o texto de apresentação da curadora da “Exposição Revelando a Goiânia de Attilio”, professora Nancy de Melo Batista Pereira:

Attilio Corrêa Lima. Podemos atribuir muitos adjetivos a esse Arquiteto Urbanista que pensou, definiu e concretizou o espaço onde vivemos. Podemos considerá-lo um teórico, filósofo, artista, empreendedor. Mas como conhecer todo o percurso biográfico, a do idealizador do traçado urbano de uma cidade, na complexidade e responsabilidade de concretizar, por meio da transferência de uma capital, uma opção de vida para todas as famílias que escolheram Goiânia para iniciar uma nova página da história?
Anamaria Diniz reconduz o nosso olhar a um Attilio visto por vários ângulos: o filho, o jovem, o estudante, o estrangeiro, o pai. Transforma uma fagulha em um trabalho de fôlego. Não se contenta com informações. Quer ver o brilho nos olhos das pessoas que são as mais próximas do protagonista, seus verdadeiros laços afetivos, que dedicaram todo o empenho de uma família ao trabalho, a uma vida.

O acesso aos arquivos é nossa aventura. O que se encontra em exposição não foi produzido para estar aqui. As fotos foram feitas para as gavetas, para os álbuns, para recordarmos de quem se foi. As cartas, ao serem escritas, tiveram seu próprio percurso, foram lidas, algumas respondidas, guardadas e arquivadas. Se todo esse acervo analógico encontrou uma biógrafa, seja por sorte ou destino, deve-se à consciência de que somos nossa história e essa história volta a ter vida diante dos olhos de quem a observa.

Reconstruir o percurso de um estudante de Arquitetura na Escola Nacional de Belas Artes no Rio de Janeiro e de sua tese no curso de Urbanismo no l'Institut d'Urbanisme de l'Université de Paris, na primeira metade do século XX, reconecta nossa própria Escola ao universo do conhecimento inovador, que não se contenta com a sabedoria dos mestres e os livros datados. Também associa nossa história às bibliografias de disciplinas e aos cânones da arquitetura clássica, mesmo os conceitos modernistas e modernos. Tarefa essa que trará mais perguntas que respostas, porque nada basta quando há interesse de fato.

Compartilhando sua experiência como docente e pesquisadora, Anamaria Diniz revela Attilio por meio do seu trabalho de mestrado e doutorado na Universidade de Brasília, trazendo para a Galeria da Escola de Artes e Arquitetura da PUC-Goiás um recorte da memória e história da nossa cidade. Podemos, graças ao seu trabalho, vivenciar a fruição sensorial de projetos urbanísticos, que também demanda o conhecimento da cultura urbanística e arquitetônica, que por sua vez lança mão do conhecimento de diversas disciplinas.

Raras são as exposições de arquitetura no Brasil. Exposições urbanísticas ou sobre urbanistas tampouco se veem. Mais frequentemente estamos em exposições de arte. No entanto, não somos o outro público, não é necessário assumirmos outra postura. Assim, sem dúvida, participar dessa contribuição para o pensamento arquitetônico e urbanístico e também para o seu conhecimento disciplinar em Goiás, que tem na sua origem a consciência da necessidade do lado artístico, fica sem sentido quando as escolas de arquitetura se separam das escolas de belas artes.

Exposição Revelando a Goiânia de Attilio
Data: 07 a 30/11/2018
Horário: Das 8 às 13 horas e das 16 às 21 h (segunda a sexta)
Abertura: 07/11/2018 (quarta-feira), às 19 horas, na Sala de Exposições da Área III da PUC Goiás
Local: Sala de Exposições da Área III da PUC Goiás
End.: Primeira Avenida, qd 88, s/n, Setor Universitário, Goiânia – GO
Entrada Franca

Clique aqui para ver algumas fotos da abertura da exposição


BUSCA