Associação de Professores
da PUC Goiás
apuc 40 anos 3

19.10.2011 Entrevista Prof. Ivo Mauri 1 7Comunicamos, com pesar, que a Missa de 7º Dia do 1º Presidente da Apuc (1978-1980) e Ex-Reitor da PUC Goiás (década de 1990), Professor Ivo Mauri, será realizada nesta segunda-feira (05/11), às 19 horas, na Paróquia N. S. do Perpétuo Socorro (Rua T, s/n. S. Norte Ferroviário, Goiânia-GO).

O Professor Ivo Mauri nasceu no dia 20 de maio de 1937, em Farroupilha (RS). Graduado em Filosofia e Teologia, participou ativamente das lutas sociais nas décadas de 1970 e 1980, principalmente nos movimentos pela Anistia e Diretas Já, em defesa das liberdades democráticas e da luta pela melhoria das condições de vida dos trabalhadores e trabalhadoras do Brasil.

Fundação da Apuc
Durante os “Anos de Chumbo”, período de enfrentamento ao Regime Militar no País, ocorre a primeira assembleia de docentes da então Universidade Católica de Goiás (UCG) no dia 06/12/1977 – que constituiu marco de surgimento da Apuc – na qual foi formada uma diretoria provisória, presidida pelo Professor Ivo Mauri, com mandato até 29/04/1978.

19.10.2011 Entrevista Prof. Ivo Mauri 1 5Em novembro de 2011, em entrevista ao colega José Carlos Avelino da Silva, na Sede da Apuc, o Professor Ivo Mauri fez uma retrospectiva do cenário no qual foi fundada a Associação de Professores da Universidade Católica de Goiás (Apuc) e dos desafios vividos na época da criação da entidade. Clique aqui para assistir


Reitoria

De 1990 a 1994, foi Reitor da então Universidade Católica de Goiás (UCG). Na gestão dele, promoveu a consolidação e a informatização acadêmica e administrativa, por meio do Centro de Processamento de Dados (CPD). Também na gestão, foi adquirido o prédio da Área 5, no Campus 1 (Setor Universitário), no qual se instalaram os Departamentos de Ciências Biológicas e Fonoaudiologia.

Na Administração Superior da Universidade, propôs uma política de capacitação e qualificação do corpo docente, com um plano de incentivo à formação de professores/as em cursos de pós-graduação stricto sensu e a abertura de programas lato sensu.

Em 1991, cria o Instituto do Trópico Subúmido (ITS), com o Memorial do Cerrado, ligado à Vice-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa. Em sua gestão, as atividades de extensão e pós-graduação se desenvolveram com vigor. Na Reitoria, o Professor Ivo Mauri deixou como marca a melhoria na qualidade acadêmica em geral, com o incremento das pesquisas e dos núcleos, institutos e centros, e de extensão, que projetaram e divulgaram a UCG na sociedade, como fomentadora do desenvolvimento cultural, político, econômico e social da região.

Missa de 7º Dia do 1º Presidente da Apuc (1978-1980), Professor Ivo Mauri
Data: 05/11/2018 (segunda-feira)
Horário: 19 horas
Local: Paróquia N. S. do Perpétuo Socorro
End.: Rua T, s/n, S. Norte Ferroviário, Goiânia-GO 

 

05.11.2018 Mapa Paroquia Missa Prof Ivo Mauri

 

 







Acesse aqui  a localização da Paróquia N. S. do Perpétuo Socorro


BUSCA