O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), do Ministério da Educação, está com as inscrições abertas aos interessados em elaborar e revisar itens para a Prova Nacional de Concurso para o Ingresso na Carreira Docente. Os interessados devem se cadastrar pela internet, no endereço http://bni.inep.gov.br/inscricao, até o dia 1º de julho, para se candidatar a realizar os serviços de elaboração e revisão técnico-pedagógica ou revisão linguística de itens.Os selecionados trabalharão na elaboração e revisão de itens a partir de uma Matriz de Referência, que está atualmente em processo de discussão com as entidades que compõem o Comitê de Governança da prova. Essa ação se insere no processo de implementação da Prova Docente, cuja primeira aplicação está prevista para o segundo semestre de 2012.
Experiência
Para se candidatar a uma vaga é necessário ter experiência na docência na educação infantil, no ensino fundamental ou no ensino superior e formação em Licenciatura e Mestrado ou Doutorado em uma das áreas indicadas no Edital (Pedagogia, Psicologia, Letras, Matemática, História, Geografia, Ciências, Artes e Educação Física, entre outras). Todas as informações sobre a Prova Nacional de Concurso para o Ingresso na Carreira Docente e a seleção de interessados para atuar como elaborador e revisor técnico-pedagógico ou revisor lingüístico de itens podem ser encontradas no endereço: http://portal.inep.gov.br/prova-docente.
Prova Nacional
O INEP organiza a Prova Nacional de Concurso para o Ingresso na Carreira Docente com o objetivo de subsidiar os Estados e os Municípios na realização de concursos públicos para a contratação de docentes para a educação básica. Trata-se de uma prova anual, a ser aplicada de forma descentralizada em todo o País para os candidatos ao ingresso na carreira docente das redes de educação básica. Cada ente federativo poderá decidir pela adesão e pela forma de utilização dos resultados: se como única prova, seguida da análise de títulos, ou como primeira prova, seguida de uma prova adicional do próprio município, por exemplo.As redes que fizerem adesão ao INEP publicarão seus editais de concurso público, indicando a forma de utilização dos resultados da Prova. Os candidatos poderão se inscrever em todos os concursos que lhes interessar e, após a participação na Prova, o Instituto encaminhará às redes os resultados dos inscritos em seus respectivos concursos.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Apuc com informações da Divisão de Comunicação da PUC Goiás