Associação de Professores
da PUC Goiás
apuc 40 anos 3

27.02.2018 SINPROGOIAS DIA DA MULHER0001Em homenagem às mulheres pelo  Dia Internacional da Mulher - o Sinpro Goiás promove no dia 10/03 (sábado), na sede do sindicato, um delicioso café da manhã. Em seguida a entidade promove a palestra  “Os Desafios e Perspectivas para Mulheres em Tempos de Reforma Trabalhista e Os Desafios e Perspectivas para o Enfrentamento à Violência contra a Mulher”, com as professoras Lucia Rincon, Secretária de Comunicação da Apuc e Ana Rita Marcelo Castro.  Ao final, as associadas serão presenteadas com  Sacochilas. O Sinpro Goiás fica na Av. Independência, n.942,  Vila Nova (ao lado do Senac Cora Coralina, próximo ao Terminal da Praça da Bíblia).

Mais informações sobre as palestrantes:

27.02.2018 Ana Rita MarceloAna Rita Marcelo de Castro é graduada em História, pela Universidade Federal de Goiás, Mestre em Ciências da Religião pela Pontíficia Universidade Católica de Goiás. É professora da Educação Básica, do Ensino Superior e Pós-Graduação.

Coordenou o NEABI – Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas da Faculdade Alfredo Nasser, conselheira titular do Conselho Estadual da Mulher de Goiás, Assessora da Pastoral da Juventude do Meio Popular, integra a coordenação da Marcha das Mulheres Negras em Goiás, foi dirigente do Sinpro Goiás e integra o Fórum Goiano de Mulheres.

Foi Secretária Municipal de Política de Promoção da Igualdade Racial da Prefeitura de Goiânia de 2013 a 2015. É militante feminista, presidiu o Conselho Estadual da Mulher do Estado de Goiás, de 2009 a 2012, foi Vice-presidenta do Conselho Municipal de Educação de Goiânia, no período de 2010 a 2012.

 

Lucia bLucia Rincon é professora na PUC Goiás desde 1977 onde desde 2005 trabalha no Programa de Pós Graduação em Educação, Mestrado e Doutorado, trabalhando com as disciplinas Educação Trabalho e Gênero, Tópicos de Gênero e Formação de Professores/as, Educação, Sexualidade e Formação de Professor@s, e orientando principalmente em Relações Sociais de Gênero, Trabalho e Educação

Graduada em História pela Universidade Federal de Goiás (1974), mestre em História Regional pela Universidade Federal de Goiás (1981) e doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002), tendo defendido a tese: Imagens de Mulher e Trabalho na Telenovela Brasileira (1999/2001): a força da Educação informal e a Formação de Professores/as (2002). Possui também um mestrado em Ciências Políticas e Sociologia pela Universidade Complutense de Madri, em um programa sobre Relações de Gênero.

No período de 2014 a 2017, foi  Coordenadora Nacional da União Brasileira de Mulheres (UBM). Também participa como membro efetivo do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher, representando a União Brasileira de Mulheres e, no CNDM, é da Câmara Técnica de Monitoramento, participando na SPM do Comitê de Monitoramento das Políticas para Mulheres do PNPM. Atualmente, é Diretora de Comunicação da Apuc (Associação dos Professores da Pontifícia Universidade Católica de Goiás); membro da Coordenação do Fórum Nacional do PCdoB para a Emancipação da Mulher.

Em 1982, foi Coordenadora da Comissão de Mulheres do Sinpro Goiás e, em 1985, foi uma das fundadoras do Centro Popular da Mulher de Goiás e então eleita sua primeira presidenta onde ficou até 1990. Naquele mesmo ano, compôs a comissão nacional pela criação do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher. No período de 1985 a 2013, ocupou, por várias vezes,  a Secretaria da Mulher na direção do PCdoB Goiás. Em 1986, foi uma das fundadoras da Revista Presença da Mulher onde permanece em seu Conselho Editorial. Naquele mesmo ano, coordenou o Seminário Nacional sobre Mulheres e Leis Trabalhistas; bem como, o  Encontro Nacional de Mulheres Trabalhadoras da CGT. No ano seguinte (1987), foi uma das coordenadoras do Encontro Nacional de Entidades mancipacionistas no Rio de Janeiro.

Em 1988, Lucia Rincon foi uma das fundadoras da União Brasileira de Mulheres. No período de 1988 a 1992, exerceu mandato como Membro da Comissão Auxiliar de Mulheres do PCdoB Nacional e, 1991, foi uma das fundadoras da Confederação Nacional de Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino da Rede Privada (Contee) e sua primeira Secretária para Assuntos da Mulher até o ano de1999. Durante sua gestão, foram realizados três seminários nacionais sobre Assuntos da Mulher Trabalhadora.

Em 1995, participa da IV Conferência Mundial da Mulher, promovida pela ONU. No ano de 2004, recebe da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, a comenda Berenice Artiaga e, em 2014, participa como membro da delegação brasileira da 58a CSW, promovida em Nova Iorque (EUA).

 


BUSCA