Associação de Professores
da PUC Goiás
apuc 40 anos 3

Com objetivo de esclarecer a sociedade goiana sobre os riscos da reforma da Previdência Social  à classe trabalhadora, nos moldes como está sendo proposta, o Fórum Goiano contra a Reforma da Previdência realiza uma campanha com outdoors, veiculação de spots em rádio e manifestações em Goiânia. O segundo ato público ocorrerá nesta quarta-feira (15/03).

O primeiro ato público ocorreu na quarta-feira,  8 de março, Dia Internacional da Mulher , com aproximadamente cinco mil manifestantes no Centro da capital. A concentração foi realizada na Praça Cívica, de onde seguiram pela Avenida Goiás até a Praça do Bandeirante e depois pelas Avenidas Anhanguera e Tocantins.

O grito de ordem durante a manifestação foi, mais um vez, contra os ataques do Governo Temer aos/as trabalhadores/as da iniciativa privada e do setor público e, em especial , contra a Reforma da Previdência. Várias entidades participaram das manifestações, entre elas o Sinpro Goiás e a CTB/GO (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil - Regional Goiás), ressaltando o quanto as medidas propostas na PEC 287/2016 serão danosas se aprovadas pelo Congresso Nacional, principalmente para as mulheres.

Para a presidente da União Brasileira de Mulheres (UBM) e secretária de comunicação da Apuc, Lucia Rincon, as medidas serão catastróficas se aprovadas. De acordo com ela, as mulheres se aposentam antes do que os homens porque a legislação brasileira reconhece a jornada dupla (muitas vezes tripla). Com a reforma, explica, a idade mínima para se aposentar será igualada a dos homens e essa medida, junto com a exigência de 49 anos de contribuição, irá aumentar em 10 anos o tempo para as brasileiras. “Precisamos impedir que o Governo implemente essa e outras medidas que atacam os nossos direitos”, afirmou. 

Contee Informa

Em fevereiro deste ano, a Contee (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino) publicou a edição especial do jornal Contee Informa sobre a Reforma da Previdência  abordando o tema por diversos ângulos. O material foi distribuído na sede da Apuc e posse ser acessado aqui.

Apuc em Debate

Em outubro do ano passado, a Apuc realizou a 1ª Edição do "Apuc em Debate" para esclarecer as dúvidas da categoria sobre a aposentadoria pela INSS. O evento, realizado na sede da entidade, teve como palestrantes o Doutor Germano Campos e Silva (PUC Goiás, com doutorado no tema pela Universidad Complutense de Madri) e o assessor jurídico do Sinpro Goiás, José Geraldo de Santana Oliveira (Clique aqui para ver as fotos).

Fonte: Assessoria de Comunicação da Apuc

Leia também 
A mulher na reforma previdenciária


BUSCA