Associação de Professores
da PUC Goiás
apuc 40 anos 3

As inscrições para a V Turma do Curso sobre a Dívida Pública Brasileira e seus Impactos Sociais estão abertas até o dia 25/11/2016. O curso é promovido pela Auditoria Cidadã da Dívida na modalidade de curso à distância. As inscrições poderão ser efetuadas no formulário disponível no link <https://goo.gl/forms/6Il2WtHsu2QO3LRO2>. As aulas serão iniciadas no dia 01/12/2016, com término previsto para 08/05/2017. Em seguida, será concedido prazo para a apresentação do TCC até 08/06/2017.

A equipe da Auditoria Cidadã da Dívida espera, com este curso, contribuir para o empoderamento ainda maior das lutas sociais em nosso País, desmistificando o conhecimento sobre o endividamento público, que tem pautado o modelo econômico baseado em metas de superávit e ajuste fiscal, sacrificando todas as áreas sociais e produtivas, além de consumir, a cada ano, cerca de metade dos recursos do orçamento federal.

CURSO AUDITORIA CIDADÃ DA DÍVIDA – TURMA 5
Dívida Pública Brasileira e suas consequências para os diversos segmentos sociais

Auditoria Cidadã da Dívida: Por quê? Para quê? Como?

OBJETIVO GERAL

A partir da experiência da Auditoria Cidadã da Dívida, socializar o conhecimento acerca de processos relacionados à Dívida Pública Brasileira e suas consequências para os diversos segmentos sociais, com o objetivo de capacitar multiplicadores para a utilização da ferramenta da auditoria para a mobilização social, incentivando a propagação dos trabalhos da Auditoria Cidadã.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

-Evidenciar a atuação de um Sistema da Dívida em âmbito mundial, impulsionado pelo processo de financeirização.
-
 Estudar os processos históricos de geração e crescimento de dívida pública externa e interna no Brasil, assim como dívida dos estados e municípios.
- Estudar a evolução dos gastos com o serviço da dívida pública frente aos gastos com políticas sociais.
- Identificar como o Sistema da Dívida influencia o modelo econômico e afeta as condições materiais dos diversos segmentos sociais, ao mesmo tempo em que explora de forma predatória os recursos naturais, provocando danos irreparáveis ao ecossistema.
- Divulgar a ferramenta da auditoria e impulsionar sua utilização para evidenciar e documentar processos, operações e mecanismos do Sistema da Dívida.
- Incentivar a formação de núcleos para o aprofundamento dos estudos e disseminação do conhecimento, visando ao empoderamento social.
- Analisar a dívida sob a ótica do real pagador, no caso a classe trabalhadora, distanciando-se de abordagens dominantes sobre o tema, que o tratam sob a ótica do emprestador.
- Evidenciar a percepção sobre quem decide, quem paga e quem recebe.

Recesso de final de ano: 24 de dezembro a 1º de janeiro.

Formato: Palestras/aulas previamente gravadas, disponibilizadas na plataforma do curso para acesso aos participantes, utilizando-se a tecnologia de ensino à distância (ferramenta moodle) que permite a organização de diálogo simultâneo mediante a utilização de fórum de discussão. Utilização dos livros produzidos pela Auditoria Cidadã da Dívida, textos e outros materiais.

Período para Inscrições: de 1º/11/2016 a 25/11/2016

FORMULÁRIO PARA INSCRIÇÕES disponível no link <https://goo.gl/forms/6Il2WtHsu2QO3LRO2>.

(Vagas limitadas)

Período do curso:

Aulas, exercícios e fórum de discussão: 01.12.2016 a 08.05.2017
TCC: apresentação até 08.06.2017

Materiais de apoio:

O material básico consistirá de nossas 3 últimas publicações, que 
serão enviadas por via postal para o endereço de cada cursista, conforme informado no ato da inscrição:
- Caderno de Estudos: A dívida pública em debate: saiba o que ela tem a ver com a sua vida
- Livro: Auditoria Cidadã da Dívida dos Estados
- Livro: Auditoria Cidadã da Dívida Pública: Experiências e Métodos
- Adicionalmente, serão indicados textos, artigos e outros materiais.
- Avaliação: Será feita a partir do controle de acesso às palestras/aulas, e com base na participação no fórum de discussão, respostas aos questionários intermediários em cada módulo e Trabalho de Conclusão de Curso (TCC, que consistirá em elaboração de texto com no máximo 1.000 palavras).

- Certificação: Pela Auditoria Cidadã, embora sem reconhecimento do MEC. A base para a certificação será o controle de acesso aos vídeos, a participação nos fóruns, as respostas aos questionários e o TCC.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Apuc com informações da Adusfcar e Auditoria Cidadã da Dívida


BUSCA