Segundo o relatório da UNESCO, é preciso repensar a educação como ferramenta essencial do desenvolvimento sustentável
A educação é o motor do mundo. Esse é o mote do Relatório de Monitoramento Global da Educação 2016, realizado pela UNESCO, cujo tema é “Educação para as Pessoas e o Planeta: criar futuros sustentáveis para todos”. Segundo o levantamento, é necessário repensar a educação para que ela extrapole o conceito de transmissão de informações. Ela precisa ser a ferramenta para o desenvolvimento, formando seres humanos com as habilidades necessárias para a construção de um mundo melhor. O objetivo do relatório lançado neste ano é começar a monitorar e discutir os principais desafios relacionados à educação e ao cumprimento das metas descritas na Agenda 2030 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), que estabelece as ações necessárias para a prosperidade do planeta.
Segundo a UNESCO, a educação tem um papel chave nesse processo e, com o auxílio do relatório, será possível analisar quais as políticas e programas de educação mais favoráveis para alcançar as prioridades da agenda, como questões políticas, ambientais, sociais e econômicas.
Muito além do diploma
A coordenadora de Educação da UNESCO no País, Rebeca Otero, em entrevista à Agência Brasil, afirmou que os brasileiros precisam fazer o exercício de repensar sua educação. Segundo ela, nossos processos são muito focados em metas, como o vestibular e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), além de os currículos serem baseados somente nos materiais didáticos e certos conteúdos programados. Para ela, a educação no Brasil ainda não é vista como um instrumento de melhoria da vida da população.
Rebeca Otero também explicou que a educação precisa ser construída com base em quatro pilares, que são aprender a conhecer, a fazer, a ser e a viver juntos. Para a coordenadora, é importante fomentar a autonomia e o desenvolvimento, além de estimular a troca de ideias, a liberdade de expressão e o respeito. Com isso, se faz a educação.
Educação e o futuro
Todos os 17 objetivos e 169 metas da agenda 2030 da ONU caminham para um mesmo destino: o desenvolvimento sustentável do planeta, das questões sociais e da qualidade de vida. Nesse processo, a educação é colocada como protagonista e, por esse motivo, precisa ser repensada para suprir as ausências e auxiliar nos objetivos.
Entre as análises feitas no relatório está a questão dos conhecimentos ambientais, um dos temas chave da agenda. Os dados mostram que cerca de 40% dos alunos de 15 anos de idade têm apenas noções básicas do assunto. Em alguns países da América Latina, como Brasil e Argentina, o percentual sobre para 60%. Segundo a UNESCO, é essencial que as escolas apresentem os problemas ambientais aos alunos, bem como as consequências para o planeta e as formas de evitá-los.
Além do tema ambiental, o estudo da UNESCO abordou outro assunto de importância para o futuro: a relação entre educação e trabalho. Os dados apontam que muitos sistemas educacionais não estão acompanhando as demandas do mercado, que exige profissionais cada vez mais qualificados. Segundo o relatório, é possível que em 2020 não haja profissionais suficientes para suprir essas necessidades e que exista uma ausência de 40 milhões de trabalhadores com ensino superior.
A Unesco também concluiu que o principal fator que dificulta a educação é a pobreza. Por outro lado, a organização aponta o acesso ao ensino como uma das ferramentas que diminuem esse problema. Os dados do relatório mostram que os jovens mais pobres têm cerca de cinco anos a menos de escolarização do que os ricos, em uma análise feita em 101 países de média e baixa renda, com pessoas de 20 a 24 anos.
Fonte: Universia Brasil