Associação de Professores
da PUC Goiás
apuc 40 anos 3

Carta enviada pela Apuc ao Jornal Opção em resposta à matéria publicada, no dia 22/03/2016, em que um grupo de católicos liderados pelo estudante  Marco Rossi Medeiros foi à Arquidiocese de Goiânia exigir a demissão imediata do reitor da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), Wolmir Amado, pelo fato dele ser filiado a partido político. Trechos do documento encaminhado ao Jornal Opção foi reproduzido por O Popular. Segue a carta na íntegra:

Jornal Opção alcança a marca de 1,68 milhão de acessos em outubroCoerentes com a luta permanente e cotidiana da Associação de Professores da PUC Goiás contra a falta de democracia interna e de liberdade de expressão na PUC Goiás, repudiamos o fato noticiado pelo Jornal Opção de que um grupo de católicos, liderado por um estudante, tenha ido à Arquidiocese de Goiânia exigir a demissão do reitor da instituição, professor Wolmir Amado, sob argumento de que ele seja filiado a partido político. 

A filiação partidária é um direito legítimo e de foro íntimo de todas as pessoas e, portanto, do professor Wolmir Amado, a quem hipotecamos nossa solidariedade, enquanto cidadão brasileiro, no exercício de sua cidadania numa sociedade democrática.  A PUC Goiás- criada como a Universidade de Goiás - foi vanguarda em diversas áreas da produção do conhecimento e também no processo de resistência e luta contra o regime militar no País. O movimento pelas Diretas Já foi lançado pelo então senador Teotônio Vilela, em 12/04/1983, no antigo ginásio da Universidade Católica de Goiás – espaço de valor histórico imensurável demolido pela atual gestão da Universidade em 2005, do qual resta apenas a fachada.

Esta notícia revela o quanto a Administração Superior da PUC Goiás precisa repensar e reelaborar suas políticas internas, pautando-as no diálogo e promovendo ações com base em práticas democráticas de gestão para que a instituição reverbere na sociedade valores de tolerância, paz, esperança, cooperação e compromisso com profundo respeito ao ser humano. 

Faz-se necessário no momento estarmos juntos para reestruturar, reconstruir e resgatar o pluralismo respeitoso das ideias, efervescentes num ambiente acadêmico democrático, que fazia a antiga UCG crescer nos conceitos mais altos da educação brasileira. 

Orlando Lisita Júnior
Presidente da Apuc
Associação de Professores da PUC Goiás


Clique aqui para ler a carta publicada no Jornal Opção

Veja aqui a notícia com  trechos da carta publicados no Jornal O Popular


BUSCA