Associação de Professores
da PUC Goiás
apuc 40 anos 3

Professores/as, pesquisadores/as e ex-alunos/as ibero-americanos/as de todas as áreas do conhecimento podem se inscrever para concorrer a bolsas de estudo financiadas pela Fundación Carolina em instituições de ensino na Espanha. A Fundación Carolina foi fundada para estreitar as relações culturais, educativas e científicas entre a Espanha e os países ibero-americanos.


Neste ano, a instituição oferece 607 bolsas, distribuídas entre pós-graduação (349), doutorado e pós-doutorado (140), mobilidade de professores (29), cursos de verão na Escola Complutense de Madrid (50), programas de empreendimento (5) e estudos institucionais (34).


Os prazos para submissão das candidaturas variam de acordo com a modalidade de estudo pretendida. Para os cursos de verão, a inscrição pode ser feita até 10 de fevereiro. Para pós-graduação, empreendimento e estudos institucionais, o prazo vai até 06/03/2016. No caso de doutorado, pós-doutorado e mobilidade de professores/as, a data-limite é 07/04/2016.


A Fundación Carolina foi criada para promover relações culturais e cooperação internacional em educação e ciência entre a Espanha e países sul-americanos. Outras informações podem ser consultadas no site da instituição (clique aqui).


Cursos na Inglaterra

Também estão abertas, até 1º/03/2016, as inscrições para onze cursos de verão, com duração de quatro semanas, ofertados pela Universidade de Exeter, na Inglaterra. A instituição oferece cinco vagas, destinadas a estudantes brasileiros/as ou colombianos/as (veja aqui).


Os cursos serão financiados pelo Santander Universidades, cujas bolsas de estudo cobrirão taxas escolares, alojamento, algumas das refeições e taxas de programas sociais. Os selecionados precisam providenciar passagens aéreas e itens pessoais.


A lista de cursos disponíveis e outras informações sobre o programa podem ser consultadas na página do instituto (acesse aqui).

Fonte: UFMG e Universia


BUSCA