O presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Roberto Leão, foi eleito vice-presidente Mundial da Internacional da Educação (IE). Ele foi escolhido durante o 7º Congresso da entidade, entre 21 a 26 de julho. Membros da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee) também estiveram presentes. Durante o encontro, foi discutida uma agenda comum de estratégias para garantir uma educação pública de qualidade e a valorização dos/as trabalhadores/as em educação. A mercantilização do setor esteve no centro dos debates.
“Os trabalhadores em educação de todo o mundo saem com mais energia para lutar contra a privatização”, comentou Leão, que substitui Juçara Viera, ex-presidente da CNTE.
O evento aconteceu em Ottawa, capital do Canadá, e reuniu cerca de 1700 pessoas de 170 países.
Para Juçara Vieira, o congresso foi importante para ajustar os mecanismos de gestão e estatutários da IE em função da entrada de novas entidades e das diversas frentes de trabalho, como as que tratam da igualdade de gênero, erradicação do trabalho infantil e direitos LGBT. “Tiramos resoluções de conteúdo contra mercantilização e privatização; e educação e valores. Nos preparamos internamente para esses desafios”, comentou.
Fonte: Contee com informações do Portal Folha Dirigida