Associação de Professores
da PUC Goiás
apuc 40 anos 3

Iniciativa do Fórum Brasileiro de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (FBSSAN) vai utilizar ferramentas como site e Facebook para sensibilizar e mobilizar a população.

Comida é Patrimônio é o tema da primeira campanha digital lançada pelo Fórum Brasileiro de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (FBSSAN). Os objetivos da campanha são estimular a população a repensar a relação com os alimentos e lutar por um sistema alimentar mais justo, equitativo, saudável, sustentável e solidário. Assim, o Fórum busca valorizar a identidade alimentar, presente nas ricas regionalidades culinárias do país, bem como nas dimensões sociais, culturais, econômicas e políticas.

 

Por meio do site oficial e da página no Facebook, o intuito do Fórum é mobilizar a sociedade em prol da preservação da biodiversidade e cultura alimentar.

A campanha pretende provocar essa reflexão a partir de quatro temas:

·  Comida é bem material e imaterial

·  Comida é identidade, memória e afeto

·  Comida é dialogo de saberes

·  Modos de viver, produzir e comer

Nos próximos meses, o Fórum irá compartilhar em sua página no Facebook uma série de 24 cartazetes chamados de “pensamento-pimenta”. O conteúdo foi selecionado a partir de pensamentos de mulheres e homens de diversas áreas de conhecimento, entre as quais, antropologia, sociologia, nutrição, gastronomia, agricultura, artes e manifestações de organizações sociais sobre a cultura alimentar. Também serão apresentadas matérias e entrevistas a fim de proporcionar amplo debate sobre os quatro temas propostos.

Como aderir à campanha?

Os pensamentos-pimenta serão compartilhados na página do Facebook três vezes por semana e as matérias serão publicadas no site a cada 15 dias. Quem aderir à campanha, pode compartilhar esse material nas suas redes sociais e/ou sites. Também está prevista a realização da roda de conversa virtual Diálogo de Sabores para debater os temas da campanha, com a participação de convidados especiais. O evento será divulgado com antecedência no site e no Facebook do FBSSAN.

 

Fonte: INESC


BUSCA