Nessa terça-feira, 24 de fevereiro, completam-se 83 anos desde que as mulheres conquistaram o direito de votar no Brasil. O voto feminino foi assegurado no Código Eleitoral Provisório Nº 21.076, em 1932. E a conquista só se deu após uma longa luta iniciada antes da Proclamação da República.
De lá para cá, a luta pelo espaço da mulher na política permanece. Embora as mulheres sejam mais da metade do eleitorado brasileiro, por exemplo, dos 513 parlamentares que tomaram posse na Câmara dos Deputados no início do mês, apenas 51 são mulheres, o que equivale a cerca de 10% do total. Na última legislatura, elas eram somente 45.
Os/as professores/as constituem uma categoria com imensa maioria de mulheres. Por isso, a importância da conquista comemorada hoje serve também para chamar a atenção para a necessidade de uma reforma política que ajude a superar o desequilíbrio entre as representações de homens e mulheres nos espaços de poder no Brasil, em prol de uma sociedade mais justa e mais igualitária.
Fonte: Contee