05.08.2021 POST Of Retorno presencial apos vacinacao toda comunidade academicaEm ofício encaminhado à Administração Superior da PUC Goiás, a Apuc solicitou que considerando a alta taxa de ocupação das UTIs em Goiás para tratamento da COVID-19, o retorno às aulas presenciais ocorra após a vacinação de toda a comunidade acadêmica, com testagem periódica e rigorosa aplicação dos protocolos de biossegurança.

Veja, a seguir, o ofício na íntegra:

Ofício n. 0018/2021 - APUC   

Profa. Olga Izilda Ronchi
Magnífica Reitora 
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Goiânia-GO                                                               

                                                                                                                                                                                    Goiânia, 03 de agosto de 2021.

 

Magnífica Reitora Olga Izilda Ronchi,

 

                Considerando a alta taxa de ocupação das UTIs em Goiás para tratamento da Covid-19 - 84,6% conforme os dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES) – solicitamos que o retorno às aulas presenciais na PUC Goiás seja realizado após a vacinação de toda comunidade acadêmica, com testagem periódica e rigorosa aplicação dos protocolos de biossegurança preconizados pelas autoridades sanitárias.

O número de mortes no País registrado em julho de 2021 superou as de julho de 2020, pior mês do ano passado. Até o último dia 27/07 – antes de completar o mês - o Brasil registrou 33.660 mortes pela Covid-19, número maior do que todo o mês de julho de 2020, que teve 32.912 mortes.

O Conselho Universitário da Universidade Federal de Goiás, diante do cenário de insegurança sanitária, deliberou pela continuidade do ensino remoto com o objetivo de construir um planejamento seguro e responsável para futuro retorno das aulas presenciais – atitude sensata para o momento atual.

Também solicitamos que seja realizado mapeamento de risco dos ambientes universitários para COVID-19 para que haja segurança no retorno presencial – ventilação adequada nas salas de aula e demais ambientes da PUC Goiás; sistemas de renovação de ar em laboratórios e locais com necessidade de ar condicionado; lavatórios em quantidade suficiente para atender a comunidade universitária, bem como dispensers de álcool em gel 70%; fiscalização de distanciamento social, uso adequado de máscaras e demais protocolos de biossegurança, entre outros.

Manifestamos ainda grande preocupação em assegurar tempo hábil para adaptação de toda a comunidade universitária quando da implantação do ensino híbrido – uma vez que desde o início da maior crise sanitária mundial vivenciamos o ensino remoto com qualidade e segurança para todos.

A Associação dos Professores da PUC Goiás se coloca à disposição para o diálogo permanente no enfrentamento dos desafios atuais para que a vida seja sempre colocada em primeiro lugar.

Atenciosamente,

Orlando Lisita Júnior

Presidente da Apuc


BUSCA