19.04.2021 imagem campanha da vozPromovida pela Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, campanha chama a atenção para relação de identidade e voz no contexto social e disfunções que podem indicar problemas de saúde

O Dia Mundial da Voz é celebrado internacionalmente no próximo dia 16 de abril, data em que a Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia e o Sistema de Conselhos de Fonoaudiologia aproveitam para promover a Campanha Amigos da Voz, que em 2021 completa a sua 16a edição com o tema “Sua Voz Diz Muito Sobre Você”.

“Neste ano, a Campanha Amigos da Voz quer chamar a atenção das pessoas para a identidade vocal. A voz de cada um de nós diz muito sobre nossa personalidade e nossa história, ela impacta nossos relacionamentos e pode, inclusive, colaborar para o sucesso profissional. É importante lembrar que alterações vocais podem sinalizar a presença de doenças neurológicas (por exemplo, Doença de Parkinson), refluxo gastroesofágico ou até mesmo câncer de laringe, o que também afeta a questão da identidade vocal. Por isso, é importante estarmos atentos e conscientes das características de nossa voz”, relata a fonoaudióloga coordenadora do Departamento de Voz da SBFa, dr.ª Lívia Lima.

Dentro os sinais de alerta a serem investigados por um profissional, estão: rouquidão, ardência, falhas e cansaço para falar por mais de 15 dias, e sem motivo aparente, como infecções de garganta, esforço ao falar em situações de apresentação e afins.

A Embaixadora da campanha de 2021, a jornalista e apresentadora Fátima Bernardes gravou um recado em vídeo, onde explica a importância de sermos amigos de nossa voz para que suas alterações não afetem a nossa de qualidade de vida e nem o desempenho profissional.

É o que também explica a fonoaudióloga, vice-coordenadora da SBFa, dr.ª, Thays Vaiano, “Há estudos que, por exemplo, apontam que um distúrbio de voz pode trazer consequências sociais a partir de percepções sobre segurança e credibilidade, gerando implicações diretas no mercado de trabalho1.

A voz e a pandemia pela COVID-19
A campanha de 2021 também reforça a importância dos cuidados com a voz em tempos de pandemia pela covid-19. As pessoas têm feito mais esforço para falar por causa do uso das máscaras, que abafam a voz e dificultam a articulação. Além disso, novas demandas vocais e posturais surgiram com o excesso do universo on-line (aulas, palestras, reuniões, treinamentos, etc.), o que exigiu uma reorganização da integração voz e corpo para corresponder aos desafios do novo momento.

Outro público diretamente impactado envolve as pessoas que foram infectadas pelo novo coronavírus e que evoluíram com intubação ou sequelas neurológicas, necessitando de reabilitação vocal. “Há um estudo que apresenta a prevalência e a gravidade da lesão laríngea proporcional ao tempo que o paciente precisou ficar intubado, resultando em risco de disfonia (76%) e disfagia (49%) após a extubação (3)”, comenta dra. Lívia.

Dicas para ser “Amigo da Sua Voz”
Articule bem as palavras, sem realizar esforço vocal;
Mantenha uma boa postura corporal ao falar ou cantar;
Beba água com frequência para manter a hidratação das estruturas vocais;
Tenha uma alimentação saudável rica em frutas e proteínas;
Use roupas confortáveis que permitam uma boa movimentação de abdômen, tórax e pescoço;
Procure reduzir a quantidade de fala durante quadros gripais, crises alérgicas e período pré-menstrual;
Evite falar por longos períodos, principalmente em ambientes ruidosos;
Evite pigarrear, gritar e dar gargalhadas exageradas;
Evite ingerir leite e derivados, bebidas gasosas e chocolate antes de utilizar a voz de forma contínua;
Evite ingerir álcool em excesso, bem como outras drogas;
Em situações de comunicação no ambiente on-line procure manter seu rosto bem iluminado, posicione-se no centro da câmera e faça pequenas pausas para alongamentos corporais e relaxamento;
Esteja atento aos primeiros sintomas de alteração vocal como cansaço, ardor ou dor ao falar, falhas na voz, mudança de tom, pigarro e rouquidão.
No caso de problemas vocais, procure um fonoaudiólogo e um médico otorrinolaringologista.

As ações da Campanha
Além de conteúdos informativos disponíveis no site oficial da campanha, por meio do site da SBFa, e nas redes sociais da SBFa – Facebook e Instagram e do Sistema de Conselhos de Fonoaudiologia. O departamento de voz promoveu, no dia 16 de abril, às 12h, no canal do YouTube da SBFa, uma live especial sobre o tema, com os principais especialistas da área.

A população também poderá responder e repostar em suas redes sociais o *“bingo da voz”, com indicativo de quando procurar avaliação profissional. Mas, atenção, todo diagnóstico só pode ser feito em consulta.


BUSCA