17.11.2020 Seminario Direitos Humanos UFGO Seminário “Pensar Direitos Humanos” é anualmente promovido pelo Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Direitos Humanos e pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Direitos Humanos da Universidade Federal de Goiás (UFG). A edição atual , em parceria com a UFG/Regional Cidade de Goiás, o Coletivo Rosa Parks, a GEP-DIFUSA - Grupo de Estudo e Pesquisa em Direitos Fundamentais e Socioambientais e ESA/GO - Escola Superior da Advocacia-Goiás. Trata-se de uma edição denominada Mundo em Desalinho, que propõe debater direitos humanos com intersecções com outros direitos, a vida, ciência e democracia com situações e violações geradas pela pandemia da Covid-19.


Considerando que o Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Direitos Humanos (NDH) e o Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Direitos Humanos (PPGIDH) se constituem como o lugar de confluência de diversos grupos de pesquisa, projetos de ensino, atividades de extensão, reunindo professoras/es, estudantes e representantes da comunidade com formações e atuações em diversas áreas do conhecimento, o evento foi pensado para abranger todas as linhas de pesquisa do programa.


O evento ocorre em todo o mês de novembro de 2020, na modalidade virtual. A inscrição de trabalhos foi encerrada no dia 07/11/2020. 


Programação de Lives

19/11/2020
16:00-17:30 LIVE YOUTUBE
Painel: O Agravamento da precarização do trabalho de mulheres em meio à pandemia
Mediação: Profa. Margareth Arbues
Participantes da mesa: Ministra Delaíde Arantes, Profa. Lúcia Rincon (PUC Goiás e UBM), Jornalista Ana Rocha (UBM e Ass Sindical -RJ) e Fernando Rossetto (Juiz do trabalho e mestrando do PPGI-DH)
Link: https://www.youtube.com/watch?v=VTGYDPnilG0&feature=youtu.be
https://youtu.be/VTGYDPnilG0


19/11/2020
19:00-20:30 LIVE YOUTUBE
Painel: Direitos Humanos e os desafios da formação da força policial no Brasil
Participantes da mesa: Profa.Jacqueline Muniz (INEAC/UFF) e Prof. Dalva Maria Borges de Souza (Aps.UFG)

23/11/2020
17:00-18:30 LIVE YOUTUBE

Painel: Direitos Humanos e meios de comunicação em tempos de pandemia
Mediação: Prof. Alessandro Rezende da Silva
Participantes da mesa: Palmira Chavero, Isabel Ramos, Suzana Sel e Cidoval Morais
https://youtu.be/FyM3OKAYfcU


19:00-20:30
LIVE YOUTUBE
Painel:Tráfico de pessoas: enfrentamento, vulnerabilidade e fluxo de processos e lançamento do livro O tráfico nacional de pessoas: políticas de controle penal (Autor Prof. Luciano Ferreira Dornelas)
Mediação: Prof. Luciano Ferreira Dornelas Faipher
Participantes da mesa:  Profa. Veronica Teresi (ESAMC/SANTOS) e Fernanda Frinhani (ESAMC/SANTOS) 
https://youtu.be/a5AC2sC99eM

24/11/2020
17:00-18:30 LIVE YOUTUBE
Painel: O impacto da Covid-19 na vida das mulheres indígenas da América Latina e suas estratégias para enfrentar a pandemia
Mediação: Lizia Carvalho
Participantes da mesa: Kaianaku Kamaiurá (Brasil), María Leticia Briseño Maas (Mexico) e Hortencia Hidalgo (Chile)

27/11/2020
17:00-18:30
Painel: Implementación del enfoque afro en la Justicia Transacional en Colombia (JEP)
Mediação: César Baldi
Participante da mesa: Xiomara C. Balanta Moreno

30/11/2020
9:00-20:30 LIVE YOUTUBE
Painel: Law and desorder in the postcolonialism on the pandemic Covid-19 e lançamento do livro Lawfare under debate: elite weapon for democracy destruction Mediação: Prof. Heitor Pagliaro
Participantes da mesa: Prof. John Comaroff (Universidade de Harvard), Flávio Alves da Silva (ADUFG), Fernando César Mota (SINT-IFESgo) e Eliomar Pires Martins (UFG)
https://youtu.be/e3oY4ZunwA0

 

Acesse aqui a programação completa


BUSCA