16.09.2019 Exposicao Fotografica Dom Tomas ChicaDe 25/09 a 04/10, a Exposição "Repartir a Terra é Dividir o Pão", organizada pela fotógrafa Antonieta de Sant’Ana, conhecida como Chica, estará em cartaz na Escola de Formação de Professores e Humanidades da PUC Goiás (EFPH). A abertura do evento, que ocorre em homenagem ao 5º ano da Páscoa de Dom Tomás Balduino, será realizada no dia 24/09 (terça-feira), às 19 horas, no mesmo local. A exposição conta com fotos autorais e do acervo pessoal da fotógrafa Antonieta Sant´Ana, produção do Centro Vivo da Memória Contemporânea e patrocínio do Instituto Dominicano de Justiça e Paz do Brasil; Comissão Dominicana pela Justiça e Paz do Brasil e Comissão Pastoral da Terra - Diocese de Goiás.

A Fotógrafa

16.09.2019 Foto ChicaFotógrafa documental premiada e reconhecida internacionalmente, já tendo feitas diversas exposições no Brasil e Europa. Na época em que era uma jovem estudante na cidade de Olho D’Água das Cunhãs (MA), no início dos anos 1970, atuou na luta estudantil. Antonieta de Sant’Ana ajudou a fundar a Seção Regional da Sociedade Maranhense de Defesa dos Direitos Humanos (SMDH) e mantinha, juntamente com amigos e amigas, um programa de rádio, que foi fechado pela ditadura militar em 1979.

Ameaçada, escreveu uma carta pedindo asilo político a Dom Tomás Balduino, que já era referência no Norte e no Centro-Oeste do País por lutar pelos Direitos Humanos, e recebeu uma resposta curta e prática do então bispo da Diocese de Goiás: "Venha com a sua trouxa imediatamente". E, assim, ela veio para Goiás e nunca mais foi embora.

De janeiro de 1983 até maio de 2014, Antonieta esteve ao lado de Dom Tomás Balduino, documentando, através de seu olhar fotográfico, as lutas sangrentas pela terra destituída na zona rural; as Caminhadas pela Terra (eventos organizados pela Diocese de Goiás), que juntavam multidões de esperançosos; os encontros ao ar livre como Dom Tomás gostava, com os indígenas e com os camponeses; os protestos, as marchas, as reuniões, os seminários e os eventos que foram essenciais para promover a discussão sobre a democracia e a justiça no Brasil.

Exposição Fotográfica Repartir a Terra é Dividir o Pão
Abertura: 24/09/2019 (terça-feira), às 19 horas 
Local: Escola de Formação de Professores e Humanidades da PUC Goiás (EFPH)
End.: Rua 227, qd. 66, lote 14-E, Setor Universitário, Goiânia-GO.
Visitação: De 25/09 a 04/10/2019
Idealizadores: Instituto Dominicano de Justiça e Paz do Brasil e Comissão de Justiça e Paz.
Produção: Centro Vivo da Memória Contemponânea (CVMC)
Direção, Edição e Arte: Antonieta de Sant’ana, Izabel Cristina Balduino, Ludmila Balduino, Ana Colle e Juliana Morais.
Organização: Comissão Dominicana de Justiça e Paz do Brasil e PUC Goiás
Parceiros: PUC Goiás; Escola de Formação de Professores e Humanidades (EFPH);Família Balduíno e CPT - Goiás.

16.09.2019 Foto Menina Indigena Chica

 

 


BUSCA