23.10.2018 sou da paz defendo mais eduA Associação dos Professores da PUC Goiás (APUC), fiel aos seus princípios e cartas programáticas, sente-se premida pelo momento político-eleitoral a se pronunciar perante os/as seus/suas associados/as, parceiros/as e sociedade brasileira. Os acontecimentos que nos trouxeram até onde nos encontramos, estão nos expondo a todos aos riscos e medos de uma barbárie civilizacional, em pleno século XXI. Sempre fomos pela democracia e pela conquista e manutenção de direitos para os/as trabalhadores/as da Educação, bem como para todos os/as demais trabalhadores/as do Brasil e do mundo. Agora, diante da encruzilhada civilizatória na qual nos encontramos, temos o dever ético de afirmar nossos princípios mais caros.

Para além da guerra híbrida experimentada nas bolhas da internet e do seu espraiamento social, temos sofrido, cotidianamente, um bombardeio de ódio e toda sorte de violências. Vista pelos seus sintomas essa quadra histórica tem se anunciado e mesmo se prolongado para os perigosos limites do desrespeito à dignidade e beleza da diversidade humana. As várias entidades da sociedade civil têm se manifestado em defesa da nossa democracia e da cultura de paz como pressupostos necessários ao desenvolvimento harmônico das potencialidades do povo brasileiro.

A APUC, ao longo da sua história em prol dos/as professores/as, tem se pautado pelo esforço democrático de reconhecimento, conquista e manutenção de direitos e condições de vida condizentes com princípios éticos, políticos cristãos e, finalmente, civilizatórios alcançados pelas lutas populares ao longo dos séculos. Reafirmamos a nossa orientação fundamental pela democracia, direitos humanos e mesmo pelo direito das demais espécies à vida, consideradas na sua dignidade própria, com a devida ênfase em favor dos/as mais sofridos/as e humilhados/a da sociedade humana. Trata-se, portanto, de uma clara e inequívoca posição em favor de uma cultura de paz e alegria de viver a diversidade e as formas de beleza próprias de uma existência em paz neste Planeta.

Conclamamos a todos para a defesa dos direitos humanos, da democracia, da liberdade de expressão, da paz, do respeito à toda diversidade. Para além das opiniões, individuais e de grupos, o momento exige de nós a tarefa de continuarmos a exercer a docência com a clareza de que esse trabalho tem um potencial transformador de pessoas. É assim que construiremos uma cultura de paz. Convidamos, assim, toda a nossa categoria para um engajamento sincero com os valores da liberdade, igualdade, democracia e não-violência ativa. Que em todas as dimensões da vida humana sejamos alegres combatentes em prol do progresso civilizatório dos povos.

Diretoria da Apuc e Conselho Fiscal 
Gestão Somos Todxs Professorxs: Avançar com Diálogo e Participação


BUSCA