18.10.2018 CNBBDepois de se posicionar publicamente no primeiro turno das eleições gerais no país contra discursos de ódio e violência, a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) pede ao eleitor católico que, ao escolher seus candidatos na votação de segundo turno, atente para aqueles que ajudem a preservar, e não a destruir, sistemas democráticos Em entrevista ao UOL, o secretário-geral da entidade e bispo auxiliar de Brasília, Dom Leonardo Steiner, afirmou que esse é um tema que os próprios padres podem abordar nas celebrações religiosas, com ressalva de que, por lei, não podem se manifestar, nessas ocasiões, a respeito de candidaturas. Mesmo o posicionamento nas missas é orientado pelos bispos.

"Os padres não podem, pela legislação, defender um ou outro candidato, mas podem falar sobre a importância da preservação da democracia", disse. "Quem orienta padres nas paróquias, entretanto, é o próprio bispo", ressalvou.

"Temos duas candidaturas à Presidência, mas somos a favor é da democracia. O que pedimos é que o eleitor católico observe se os candidatos pregam mais ou menos democracia; se buscam a convivência fraterna com base da educação, no respeito e justiça social, ou não", declarou.

"Não podemos votar com o coração cheio de ódio, nem pensando que vamos mudar o Brasil de uma hora para outra: não existem salvadores da pátria, mas uma democracia que precisa ser permanentemente construída", definiu o religioso. Ele reforçou: "Como cristãos, somos sempre pessoas de esperança, e a pessoa de esperança vai construindo a democracia".

O secretário-geral da CNBB também enfatizou a importância de os eleitos serem fiscalizados pelos/as eleitores/as, bem como por entidades da sociedade organizada, tanto de cargos executivos quanto legislativos. Por outro lado, criticou a avalanche de notícias falsas que marcou o primeiro turno da campanha. Ele disse esperar, nesta etapa, um debate mais amadurecido das propostas dos candidatos.

CNBB recebe Fernando Haddad

No dia 11/10, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), recebeu em sua sede, em Brasília (DF), visita do candidato à Presidência da República, Fernando Haddad (PT), que se comprometeu, conforme informou à imprensa, a cumprir pontos considerados centrais para a comunidade católica nas eleições 2018, em caso de vitória da chapa PT/PCdoB no segundo turno.

Haddad encontrou-se com o secretário-geral da entidade, Dom Leonardo Steiner, que pediu compromisso com cinco pautas específicas.

A primeira delas diz respeito à atuação do Estado para combater a cultura da violência no País; a segunda é o fortalecimento das instituições democráticas; em seguida, vem o fortalecimento dos órgãos de combate à corrupção, como Polícia Federal, Ministério Público e Poder Judiciário, para que continuem recebendo apoio do Executivo, mantenham a autonomia e a independência e ajudem a preservar a democracia no País.

O quarto ponto ressaltado pela CNBB trata do compromisso com o meio ambiente, com base no combate à devastação ambiental, na preservação dos recursos naturais e no controle das emissões de carbono. O último diz respeito ao compromisso com a preservação da vida, considerada o maior de todos os princípios cristãos.

Fonte: UOL e Brasil de Fato


BUSCA