Associação de Professores
da PUC Goiás
apuc 40 anos 3

A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) discute, nesta quinta-feira (20/03), os direitos e as políticas públicas destinadas às pessoas com a Síndrome de Down. Ainda nesta quinta-feira (20/03), o Senado promove uma sessão especial no Plenário, a partir das 12h, para marcar o Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado em 21 de março. A proposta do debate na CDH é da presidente do colegiado, senadora Ana Rita (PT-ES). Os trabalhos se iniciam sob a presidência do senador Paulo Paim (PT-RS).

Foram convidados para a audiência o senador Lindbergh Farias (PT-RJ); o deputado federal Romário (PSB-RJ); a doutora em Psicologia Educacional e professora da Universidade de Brasília (UnB), Elizabeth Tunes; a fundadora da Associação de Mães em Movimento, Lourdes Cabral Piantino; a bibliotecária e terapeuta, Helvia Fortes Rodrigues; a fundadora da ONG Meta Social, Helena Werneck; o médico pediatra e doutor em Farmácia, Zan Mustacchi; além da servidora do Senado, Tatiana dos Mares Guia.

Síndrome de Down

O Dia Internacional da Síndrome de Down é celebrado no Brasil e em mais 40 países no dia 21 de março. A comemoração foi proposta pela Associação Internacional da Síndrome de Down e é uma referência à trissomia no cromossomo 21, alteração genética que gera um cromossomo extra no DNA do indivíduo. Isso ocorre devido a uma separação incomum dos cromossomos 21 herdados dos pais.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a cada 800 partos nasce uma criança com Síndrome de Down. No Brasil, estima-se que essa alteração genética seja registrada em cerca de oito mil bebês por ano, mas ainda é grande a dificuldade de acesso a informações, profissionais e aparatos necessários para o pleno desenvolvimento das crianças nessa condição.

No Brasil, dados do Movimento Down registram que 20 pessoas com Síndrome de Down cursam o ensino superior no País em cursos não-adaptados. Este ainda constitui um dos desafios a ser vencido pela educação inclusiva.

V Seminário Multiprofissional

Neste sábado (22/03), a partir das 7h30, será realizado, em Goiânia (GO), o V Seminário Multiprofissional sobre a Síndrome de Down, no Auditório da Área IV da PUC Goiás. As inscrições poderão ser feitas no dia do evento. O investimento é de R$ 20,00, mas as inscrições para pessoas com Síndrome de Down serão gratuitas.

 

 

 

 

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Apuc com informações da Agência Senado e Asdown


BUSCA