Associação de Professores
da PUC Goiás
apuc 40 anos 3

Convidamos os/as colegas para o lançamento do livro  "Agroescravidão: Degradação do Humano e o Avanço do Agronegócio no Brasil Contemporâneo", de autoria do professor Paulo Henrique Costa Mattos da Fundação Universidade de Gurupi (UnirG). O evento, que ocorrerá nesta quarta-feira (19/03), às 19 horas, no Auditório do Básico (Área II da PUC Goiás), está sendo organizado pelo Programa de Pós-Graduação em História da PUC Goiás em conjunto com  a Associação dos Professores Universitários de Gurupi (Apug-SSind). A obra é fruto da dissertação de mestrado apresentada pelo professor  Paulo Henrique Costa Mattos, sob orientação do prof. Eduardo José Reinato, durante o mestrado em História na PUC Goiás.

No trabalho, Mattos pesquisou a agroescravidão com base em um amplo levantamento de fontes orais no Tocantins, Pará, Maranhão e Mato Grosso, materiais da grande imprensa e processos jurídicos. Em suas visitas a diferentes Estados, ele entrevistou entrevistados trabalhadores escravizados, peões de trecho, gatos, fiscais do Ministério do Trabalho e agentes pastorais da Comissão Pastoral da Terra e da ONG Repórter Brasil.

Análise

O autor faz uma avaliação crítica das ações de Governo no enfrentamento ao fenômeno, sobretudo nos Governos de Fernando Henrique Cardoso, Luís Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff. O livro foi editado pela Editora Veloso de Gurupi, no Tocantins.

“É uma reflexão de caráter histórico e sociológico sobre os mecanismos estruturais que permitem as novas modalidades de escravidão no campo brasileiro, a partir do avanço do agronegócio no Brasil e, da implantação de um modelo econômico, onde a produção de commodities passa a ser elemento central da balança comercial do país”, detalha ele, em entrevista ao site da UnirG.

Para o lançamento, estão previstos debates com militantes da área, pós-graduandos e docentes, como o prof. Eduardo Sugizaki, da PUC Goiás, que também assina resenha sobre a obra. Durante o evento, haverá ainda, exposição de fotografia da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Programação completa:

19h: O combate ao trabalho escravo no estado de Goiás hoje 
Prof. Ms. Adilson Alves da Silva (Comissão Pastoral da Terra do Estado de Goiás)

19h30: Uma análise do fenômeno da escravidão contemporânea 
Prof. Dr. Eduardo Sugizaki

20h10: Indignação em Poesia e Imagens
Prof. Ms. José Carlos Freitas (Fundação Universidade de Gurupi)

20h40: Agroescravidão, a suposta modernidade do agronegócio escravista no Brasil concemporâneo
Prof. Ms. Paulo Henrique Costa Mattos (Fundação Universidade de Gurupi)

21h20: Diocese de Goiás, CPT e MST: a luta pela terra contra as raízes capitalistas o trabalho escravo 
Pós-Doutorando Valtuir Moreira da Silva (Prof. na UEG - Campus de Itapuranga)

21h40: O trabalho escravo no Estado do Maranhão
Mestrando Roberval Amaral Neto (PPGH - PUC Goiás)

Fonte: Assessoria de Comunicação da Apuc com informações da Apug-SSind, da PUC Goiás, da Unirg e do professor Eduardo Sugizaki


BUSCA