Associação de Professores
da PUC Goiás
apuc 40 anos 3

A primeira secretária da Apuc,  professora Lucia Rincon, conselheira da União Brasileira de Mulheres(UBM) no Conselho Nacional dos Direitos da Mulher(CNDM), foi indicada para participar como membro da delegação brasileira, coordenada pela Secretaria de Políticas para Mulheres / Presidência da República, para a 58ª Sessão sobre Status da Mulher, que ocorre de 10 a 21 de março, em Nova York (EUA).

Na última reunião realizada no Conselho Nacional dos Direitos da Mulher, Lucia foi indicada pelas representantes da sociedade civil e pelo Governo. Tal reunião é promovida pela ONU Mulheres (United Nations Entity for Gender Equality and the Empowerment of Women) e neste ano tem como tema central "O acesso das mulheres aos recursos produtivos"

A Comissão sobre a Status da Mulher identifica uma questão emergente que exige maior atenção, tendo em conta a evolução nos níveis global e regional, bem como as atividades planejadas dentro das Nações Unidas. Na sua quinquagésima oitava sessão, a Comissão irá considerar "Mulheres e o acesso aos recursos produtivos", como a questão emergente que será discutida no contexto dos esforços para alcançar as cidades sustentáveis e resilientes; expandir o progresso rural e desenvolvimento, e mobilizar recursos internacionais e apoio.

Está prevista a participação de representação de todos os países que tem representação na ONU, com compartilhamento de experiências e boas práticas sobre a implementação da Plataforma de Ação/Beijin1995 com vistas a superar os obstáculos remanescentes e a identificar os desafios e conquistas na implementação das Metas de Desenvolvimento do Milênio para mulheres e meninas. Será ainda tema de um dos painéis centrais, o acesso e participação das mulheres e meninas na educação, formação, ciência e tecnologia, inclusive para a promoção da igualdade de acesso das mulheres ao pleno emprego e trabalho decente.

A Coordenadora Nacional da UBM, Elza Maria Campos, parabeniza a companheira Lucia Rincon e reconhece na luta da professora Lucia sua dedicação à luta feminista e emancipacionista e entende esta indicação como reconhecimento a sua trajetória e ao seu preparo teórico e político e tem a certeza de que o CNDM e a UBM serão muito bem representadas.

Repercussão

A indicação da professora Lucia Rincon para participar como membro da delegação brasileira para a 58ª Sessão sobre a Status da Mulher teve ampla repercussão nas redes sociais. Antes de embarcar para Nova Iorque, a primeira secretária da Apuc participa de reunião, como membro do Fórum Nacional de Educação, com o Ministro da Educação, sobre a tramitação do Plano Nacional de Educação, o adiamento da CONAE (Conferência Nacional de Educação) para novembro e outros assuntos de interesse da categoria.

Clique aqui para ver a nota publicada na Coluna Café da Manhã do jornal Diário da Manhã

Fonte: Assessoria de Comunicação da Apuc com informações da UBM 


BUSCA