Associação de Professores
da PUC Goiás
apuc 40 anos 3

Durante a reunião do Conselho Pleno do CEPEA (Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Administração) realizada na quarta-feira (18/12), na qual foi discutida e aprovada a implantação das Escolas na PUC Goiás – que, no total, serão dez - o representante da APUC, professor Orlando Lisita, questionou como seria realizada a escolha dos Decanos (Diretores das Escolas). A resposta dada foi a de que Mantenedora da PUC Goiás não abre mão da indicação, sem que haja consulta à comunidade universitária.

 

Diante disso, o presidente da APUC fez a declaração de voto afirmando que discordava dessa forma antidemocrática de organização e que iria se abster na votação da criação das Escolas, um vez que o documento acabava de ser apresentado aquele Pleno e  ainda não havia  retornado às Congregações. A implantação do Projeto Escolas foi aprovada com apenas a abstenção do representante dos/as professores/as.

Aprofundamento das discussões

Logo no início da reunião do Conselho Pleno do CEPEA, houve tentativa de intimidação da APUC com represália, por parte da chefia de gabinete da Reitoria,  à entrada da primeira secretária da entidade, Profa. Doutora Lúcia Rincon, para assistir a reunião, contrariando o próprio Estatuto da PUC Goiás, que diz no artigo 24, parágrafo primeiro, que as sessões do CEPEA são públicas.  Essa atitude horrorizou a quem soube do fato, promovendo diversos gestos de solidariedade à entidade.

Na avaliação da APUC, a implementação do Projeto Escolas promoverá mudanças estruturais profundas na instituição e, por isso, precisava de melhor conhecimento e amplo debate com a comunidade universitária. A maneira como a proposta foi aprovada, confirma a série de violências praticadas pela atual Reitoria contra a Democracia e liberdade de expressão dentro da instituição – como o processo movido contra a APUC e ASC, em nome dos presidentes das entidades, Orlando Lisita e Carlos Roberto Passos  também contra o professor Mardônio Pereira da Silva, pela publicação do artigo “A PUC Goiás e a Torre de Babel”.

Leia também

Em defesa da liberdade de expressão e da democracia na PUC Goiás

É PROIBIDO PENSAR!

 
Fonte: Assessoria de Comunicação da Apuc

BUSCA