Associação de Professores
da PUC Goiás
apuc 40 anos 3

A Apuc convida os/as professores/as e familiares para apresentação da peça teatral "Ser Tão Grande", do Grupo Arte e Fatos da PUC-GO, neste final de semana - dias 30 de abril e 1º de maio, às 20h, no Teatro Católica (Campus V da PUC-GO, Jardim Goiás). Entrada franca. Prestigie!


 

O Grupo de Teatro Arte e Fatos da Coordenação de Arte e Cultura da PUC Goiás  amplia seu repertório de espetáculos, dessa vez com a montagem "SER TÃO GRANDE", uma homenagem da poetisa e dramaturga Renata Pallottini ao genial escritor mineiro João Guimarães Rosa, autor do clássico Grande Sertão: Veredas. O projeto foi contemplado com o Prêmio Myriam Muniz 2010/Funarte, do Ministério da Cultura. Apoio cultural do  Sindicato dos Professores do Estado de Goiás (Sinpro-GO) e do Teatro Sesi.    

Renata Pallottini adaptou para o teatro alguns dos mais famosos contos do autor mineiro, como Vau da Sarapalha, Manoelzão e Miguilim,  Soroco, Sua mãe e Sua filha, e ainda trechos de Grande Sertão: Veredas, a bela história do andarilho sertanejo Riobaldo, o narrador dos fatos sobre suas andanças, aventuras e desventuras pelo sertão.

Personagens do cenário mineiro, baiano e goiano, frutos da imaginação de Guimarães Rosa dialogam com o público, estabelecendo confrontos de idéias, costumes, aspectos culturais, leis, justiças, sem, contudo, perder a universalidade da obra.

Danilo Alencar não esconde a ansiedade de ver no palco o resultado de um ano e meio de trabalho, sempre primando por trabalhar fatos e histórias nas montagens feitas pelo grupo. Dessa vez contando as histórias de um genial narrador e contador de histórias, o mineiro Guimarães Rosa.

Prêmios

Criado há 20 anos, o Grupo Arte & Fatos é um campeão de prêmios. Até agora coleciona 130 troféus conquistados em festivais de vários estados. Só com o espetáculo Balada de um Palhaço, de Plínio Marcos, o grupo conquistou 60 prêmios em diferentes categorias em festivais de 16 estados, entre eles o Ibero Americano, realizado no Museu da América Latina, em São Paulo.   Trata-se de uma das mais importantes encenações do grupo, que fez temporada no Sesc da Av. Paulista, consolidando o seu trabalho com muito mérito.  A produção, que estreou em 2006, continua no repertório da companhia patrocinada pela PUC Goiás.

Outras peças também tiveram enorme repercussão e garantiram muitos prêmios ao Arte e Fatos: Herdeiros de Zumbi, Toca, Marilis!, ambos textos de Danilo Alencar baseados em fatos históricos, Aurora de Minha Vida, de Naum Alves de Souza e outros. Além da direção do grupo da Católica, a universidade que dá inteiro respaldo aos seus projetos, Danilo Alencar ganhou diversos prêmios com peças de sua autoria como Clara do Ovo, com o ator Pablo Diego e Balanço, com Bruno Peixoto.

Produção

Cioso com a qualidade de suas produções, Danilo cercou-se de profissionais experientes para compor a ficha técnica de "Ser Tão Grande", como o cenógrafo Shell Júnior, há vários anos dedicando-se exclusivamente à publicidade. Em parceria com a arquiteta Lana Jubé, Shell assina a cenografia da montagem, composta por módulos funcionais que se transformam conforme a necessidade da narrativa: oratório, barco, banco, cama.

Premiado pelo figurino de Balada de um Palhaço, Rosi Martins cuidou de todos os detalhes das roupas do elenco, confeccionados em algodão, em tons terrosos e pastéis, que dão o efeito sertanejo que o espetáculo exige.

Rodrigo Horse desenhou a iluminação carregando nas cores quentes da terra e da paisagem do sertão.  Danilo Alencar e o violonista Ney Couteiro compuseram a trilha sonora, costurando cada cena com uma música original para completar a envolvente narrativa. Designer visual, Marcos Lotufo ficou responsável pela criação das máscaras dos bois e dos bonecos que representam Miguilim e seu tio Terez. 

 

Elenco

Até chegar ao elenco final de Ser Tão Grande, Danilo Alencar selecionou vários atores, alguns profissionais, outros alunos da própria universidade, que participam dos cursos de teatro oferecidos pela Coordenação de Arte e Cultura.  Entre os profissionais estão os atores Norval Berbari, Deusimar Gonzaga, Edson de Oliveira, Cárita Pinheiro, Adryelle Muriel, Brunna Rocha, Denise Rocha, Fábio Mafra, Kleber Alves e Mirelle Araújo. 

Paralelamente à direção do Arte e Fatos, Danilo Alencar preside a Federação de Teatro de Goiás, e conclui pós-graduação em Direção na Faculdade Dulcina de Morais, em Brasília.

Ficha técnica

Texto: Renata Pallottini

Direção: Danilo Alencar

Elenco: Grupo Artes & Fatos da PUC Goiás

Local: Teatro Católica (Av. Fued J. Sebba, próximo ao Estádio Serra Dourada, Jardim Goiás)

Cenografia: Shell Jr. e Lana Jubé

Iluminação:  Rodrigo Horse

Figurinos: Rosi Martins

Produção musical: Ney Couteiro

Músicos: Alba Franco, Danilo Verano e Ney Couteiro

Catira: Elizabeth Quirino, do Grupo de Dança Noah

Coreografia: João Bragança

Maquiagem: Thiago Santana

Trabalho vocal: Cristhianne Lopes

Assistência na preparação de atores: Edson de Oliveira

Máscaras e Bonecos: Marcos Lotufo

Produção visual: Faria

Administração do projeto: Marcelo Carneiro e Empresa Arte Brasil Eventos

Produção executiva: Vera Inês

Fonte: Assessoria de Comunicação da Apuc com informações do Grupo Arte e Fatos da PUC-GO


BUSCA