Associação de Professores
da PUC Goiás
apuc 40 anos 3

Convidamos os/as colegas para o lançamento do livro  "Gestão de museus, diagnóstico museológico e planejamento: um desafio contemporâneo", de autoria da professora da Faculdade de Ciências Sociais da UFG, Manuelina Maria Duarte Cândido, nesta segunda-feira,  dia 28 de outubro, às 20 horas, na Livraria FNAC do Shopping Flamboyant.

Sobre o livro:

Um dos grandes desafios da Museologia contemporânea é a gestão de museus e, pensando nela, a elaboração de um diagnóstico adequado ao planejamento é fundamental. Com essa afirmação e experiência na área, a professora Manuelina Maria Duarte Cândido apresenta, em "Gestão de museus, diagnóstico museológico e planejamento: um desafio contemporâneo", os resultados da força do diagnóstico museológico como um instrumento necessário à qualificação dos museus. Seu ponto de partida é a reflexão sobre a conexão profunda entre teoria e prática na gestão de museus, concluindo que os desafios maiores são a sistematização dos diagnósticos para a gestão e o planejamento; o desvendamento do possível descompasso entre teoria museológica e as práticas nos museus, e a dificuldade em fixar os mesmos parâmetros diagnósticos para instituições tão diferentes.

Na circunstância em que os museus brasileiros se preparam para atender ao Estatuto de Museus e a elaboração de seus planos museológicos até 2014, é muito oportuna a indicação das diretrizes trazidas no livro "Gestão de museus, diagnóstico museológico e planejamento: um desafio contemporâneo". Organizado em cinco capítulos, o leitor encontrará a trajetória dos museus e da Museologia, exemplos de avaliações museológicas, vasta bibliografia, um rico levantamento de diagnósticos feitos em diversas instituições e uma matriz para ser aplicada nos diagnósticos museológicos e planejamentos institucionais.

Sobre a autora:

Manuelina Maria Duarte Cândido possui graduação em História pela Universidade Estadual do Ceará (1997), especialização em Museologia pela Universidade de São Paulo (2000), mestrado em Arqueologia pela Universidade de São Paulo (2004) e doutorado em Museologia pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (2012, Lisboa - Portugal). Professora Assistente II de Museologia da Universidade Federal de Goiás (UFG). Tem experiência nas áreas de História, Museologia e Arqueologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Museologia, preservação, patrimônio cultural, educação para o patrimônio e planejamento e gestão de museus. É membro do Conselho Internacional de Museus (ICOM). Participou da Diretoria da ANPUH-CE. Tem livros e artigos publicados nas áreas mencionadas, atua como docente, pesquisadora e consultora. Participa do Instituto Praeservare - Preservação do Patrimônio Cultural. Ex-gestora do Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS-CE) e ex-coordenadora da ação educativa do Centro Cultural São Paulo.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Apuc com informações da professora Manuelina Maria Duarte Cândido e da Ascom UFG


BUSCA